O que é uma decoração gótica? Se eu fosse convidá-lo para uma festa em uma casa de estilo gótico, o que você poderia estar esperando? Algo como uma festa de Halloween, com tochas iluminando as paredes de pedra? Correntes penduradas no teto? Um fosso?

Na verdade, o estilo gótico do design de interiores é muitas vezes incompreendido. Longe de sugerir um espaço assustador e incolor, esse estilo é definido por decorações leves e ornamentadas, mas também pode ter um tom sério ou sombrio. Isso faz do estilo gótico do design de interiores um estilo dramático, emocionante e versátil para um rei.

Decoração Gótica

Arquitetura gótica versus gótica vitoriana


Para entender o design gótico, primeiro é necessário entender o que é esse estilo e o que não é. O termo gótico é geralmente aplicado a igrejas medievais a partir do século XII. As catedrais góticas eram enormes em tamanho e escala, apoiadas por técnicas arquitetônicas perdidas após a queda de Roma.

Por séculos antes, essas igrejas eram edifícios menores com interiores escuros; portanto, as igrejas góticas eram celebrações de luz e grandeza divina. Identificável através de recursos como vitrais, arcos pontudos e decorações ornamentadas em todas as superfícies, a arquitetura gótica é de tirar o fôlego.

cathedral de Notre Dame
A catedral gótica de Notre Dame nos dá uma idéia da estética desejada


Há apenas um problema. O estilo gótico era usado para igrejas enormes, não para casas particulares. Então, como você projeta uma casa para parecer uma igreja? Quando falamos sobre design de interiores gótico, na verdade, não estamos falando sobre o período medieval.

Estamos falando da era vitoriana do século XIX, quando os designers revitalizaram os motivos góticos e criaram o estilo neogótico da arquitetura.

Os edifícios neogóticos foram criados para abraçar os motivos e o estilo básico da grandeza gótica, mas em edifícios seculares e privados. Foi aí que o design de interiores gótico foi desenvolvido, como parte de um renascimento eclético da Europa da era vitoriana

Decoração Gótica

Decoração Gótica: Temas


O design de interiores gótico, como o movimento neogótico, não se trata de criar um espaço adequado para adorar e refletir sobre o poder de Deus. Era para isso que serviam as igrejas góticas. Em vez disso, o estilo do design é emular a sensação básica da arquitetura gótica com respeito aos gostos e ao conforto, modernos.

Decoração Gótica

Existem alguns temas básicos que os designers usam para fazer isso. O mais importante é o uso de decorações ornamentadas. As estruturas góticas eram altamente detalhadas, apresentando esculturas e padrões em todas as superfícies. Molduras com arcos, rosas e espirais pontiagudas góticas podem trazer uma sensação de drama e requinte em torno das janelas e portas. Os móveis devem ter pernas ou costas esculpidas. Simplicidade austera não é o que vamos encontrar nesses espaços.

Outra coisa importante que você verá é um interior com uma sensação vaga de igreja. Isso é incentivado ao enfatizar a abertura dos espaços interiores através de fortes motivos verticais e muita luz natural. Obviamente, os melhores efeitos virão da luz natural filtrada por vitrais. Os vitrais eram uma parte muito popular das igrejas góticas e se tornaram uma das maneiras mais fáceis de imitar essas estruturas em uma residência particular.

Decoração Gótica

O último motivo principal que procuraremos em um interior gótico é a cor. Agora, as igrejas medievais eram feitas principalmente de pedra, então a cor não era uma questão importante. As pessoas da era vitoriana, no entanto, gostavam de cores e encontraram maneiras de usá-las nesse estilo.

Decoração Gótica

Procure cores escuras, mas vibrantes, incluindo roxos, pretos, marrons, verdes e vermelhos profundos que dominam o esquema de cores da sala. Essas cores tendem a ser mais escuras, incentivando o drama e a seriedade da sala, mas também ricas e profundas, dando a essa sensação de grandeza. Parte disso pode advir do uso de certos materiais, como madeira polida ou pedra, que também ajudam a criar a atmosfera de catedral.

Decoração Gótica

Com detalhes adornados e bem trabalhados, a arte gótica é marcada por elementos muito característicos, tais como tons mais sombrios, arcos pontiagudos vistos principalmente nas janelas e também em alguns móveis, vitrais, vigas de madeira, lareiras, entre outros. Além de aspectos físicos, o estilo carrega um toque de mistério e uma carga dramática em sua composição, criados a partir da combinação de cores escuras e objetos exóticos.
Veja algumas decorações Góticas para sua casa:

https://photoarts.com.br/magazine/como-usar-cores-escuras-na-decoracao/


Precisa de ajuda para produzir seu metacrilato? Clique aqui.
Se você já tem uma imagem, clique aqui para produzir seu quadro.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here