O estilo clássico, também conhecido como atemporal, e alguns podem chamá-lo de tradicional. A sua aparência estruturada e equilibrada, rica em acessórios, texturas e acabamentos. Além disso, hoje em dia, existem diversas abordagens modernas com um tom clássico que o torna perfeito para uma casa confortável e convidativa.
O interior clássico segue regras simples que você pode adaptar ao seu estilo moderno. Comece simplesmente reposicionando seus móveis – você pode se surpreender com o quão simples, mas eficaz, esse visual é para sua casa. Aqui estão 8 elementos-chave do design clássico para dar um seriedade tradicional à sua casa.
1. O ponto focal
A chave para o estilo clássico é a simetria e a ordem, com a colocação e o estilo dos móveis geralmente trabalhando em torno de um ponto focal chave, como uma lareira. Comece observando o básico da sua casa. O truque é ter um ponto focal – talvez você possa trabalhar uma grande janela, um conjunto de portas francesas ou um quadro.
2. Valorize a simetria!
A simetria é um dos traços fundamentais da decoração tradicional, e torna o espaço agradável aos seus olhos. Obtenha um novo visual tradicional usando um par de estantes de livros interessantes, espelhos ou retratos emoldurados exclusivos. Colocá-los frente a frente proporcionará uma boa sensação de equilíbrio em sua sala de estar.
Procure outras maneiras fáceis de criar uma sensação de simetria com lâmpadas ou almofadas. Só não exagere, nem tudo precisa ser emparelhado ou a sala terá uma aparência muito carregada.
3. Pense em tons suaves!
Para um estilo clássico, uma paleta de cores da natureza é a preferida. Procure amarelo, azul, verde e marrom em tons suaves, em vez de cores fortes. Você pode trabalhar em esmeraldas, ameixas e padrões fortes.
O branco sujo (ou, o off-white) é uma escolha mais tradicional, mas usar o branco nítido para acabamentos e detalhes pode dar uma visão nova e atualizada do estilo clássico. Por exemplo, escolha duas poltronas da mesma cor e encontre almofadas do mesmo tecido ou cor e, em seguida, coloque-as em um sofá neutro e mais leve do lado oposto. Estrutura e camadas também são importantes; a estrutura ou posicionamento dos itens é o elemento que gera coesão que faz o visual funcionar, e repetir a paleta de cores por toda a sala cria harmonia.
4. Menos é mais no estilo clássico
Uma coisa é certa, a desordem é considerada de mau gosto em qualquer década. Espaços atemporais tendem a ter uma aparência organizada, limpa e descomplicada.
Por isso, mantenha sua decoração simples e resista ao impulso de preencher todos os espaços em branco ou cantos vazios. Um bom design precisa de interesse visual em uma sala, mas também precisa de intervalos e lugares macios para que nossos olhos pousem.
5. Crie um visual funcional!
O estilo clássico é funcional e sugere uma confiança silenciosa. Não é exagerado nem entediante. O design atemporal é perfeitamente dimensionado e proporcionado. Ao criar este espaço funcional, você verá que seus móveis devem se encaixar perfeitamente em uma sala. Deve pertencer a uma sala e não ser muito grande para dominar, ou muito pequena para parecer sem importância.
Para criar uma sala que seja atemporal, evite sofás grandes e macios, bem como aqueles que parecem ser excessivamente aerodinâmicos. Evite padrões, formas e espaços excessivamente decorados e ocupados.
Fala-se muito, no design, da cor do ano, mas tenha cuidado ao incorporar uma Cor do Ano em sua casa. Muitas delas, embora divertidas e estimulantes, não resistirão ao teste do tempo. Pode ser melhor incorporar essa cor com peças e acessórios de destaque. Muitos designers sugerem investir em peças antigas sólidas para dar ao seu espaço uma sensação de história que pode ser expandida para sempre. Móveis antigos, embora reflitam o passado, tornam-se atemporais quando incorporados a outros estilos e móveis.
6. Incorpore móveis embutidos no estilo clássico
Os embutidos têm sido um recurso altamente desejável nas residências por décadas – eu sou um grande fã! Não só são funcionais e acrescentam muito espaço de armazenamento, mas também têm uma forma de criar uma sensação acolhedora e sólida numa divisão.
De estantes embutidas com livros na sala, estantes de biblioteca no escritório, móveis embutidos na cozinha… eles sempre dão certo quando se trata de uma aparência atemporal e duradoura. Você tem embutidos mais antigos pelos quais você não está mais apaixonado? Tente dar uma camada de tinta para reanimá-los e modernizá-los!
7. Preste atenção ao chão
No estilo clássico, o piso costuma ser neutro. Geralmente, são usados tapetes de cores suaves ou pisos de madeira em tons quentes.
Como o piso é neutro, a textura dos carpetes ou tapetes é importante. Tapetes berberes, peles e tapetes de sisal são opções populares para criar um aspecto atemporal.
8. Arte & acessórios no estilo clássico!
Colocar acessórios é igualmente importante para obter uma sensação de coesão. Experimente uma grande obra de arte centralizada acima de um aparador e, em seguida, coloque duas luminárias de mesa correspondentes em cada lado. Ou, então, pendure arte do mesmo tamanho ou cor em cada lado de uma porta. Outra opção é usar de quatro a seis obras menores. Todas as opções acima contribuem para o aumento da coesão da sala.
Para almofadas, é importante combinar a cor e o posicionamento. Coloque-as uma na frente da outra para uma sensação formal ou coloque-as nos cantos do sofá e reproduza as cores e os padrões na outra extremidade. Talvez espelhe o layout do sofá em frente. Para tornar mais fácil, use itens em conjuntos ou pares. Conforme você fica mais aventureiro, comece a agrupar itens por formato ou use dois itens diferentes de tamanho ou cor semelhante e coloque-os de forma espelhada para obter a sensação clássica.
3 obras que combinam perfeitamente com o estilo clássico!
Leia mais…
Estilo contemporâneo: dicas de como criar
Estilo romântico: como criar e dicas
Carol Rahal: conheça a nova série “Autorretratos”