Art Nouveau: história, características e decoração

art nouveau

O estilo Art Nouveau no design de interiores de uma casa ou apartamento é bastante complexo e sua realização exige um profundo entendimento e conhecimento de suas características. Provavelmente, você já admirou o design Art Nouveau sem saber. 

Art Nouveau significa “nova arte” em francês. Um “estilo de arte total”, o design Art Nouveau impactou outros movimentos poderosos como o Art Déco. Extremamente popular no final do século 19 e no início do século 20, esse estilo de arte internacional foi um repúdio à arte acadêmica que florescia até então.

Hoje, as pessoas em todo o mundo estão cada vez mais começando a escolher o estilo de design de interiores Art Nouveau para instalações residenciais e comerciais. Em primeiro lugar, isto se deve ao incrível clima que esse tipo de decoração agrega ao ambiente. Além disso, uma grande seleção de materiais modernos e a capacidade de fabricar quaisquer formas possíveis de móveis permitem a criação de um interior funcional e elegante no estilo Art Nouveau.

Por isso, criamos um guia com tudo que você precisa saber sobre esse movimento tão instigante!

1. A história da Art Nouveau

Este estilo de design teve suas origens na Grã-Bretanha, com os designs florais de William Morris, bem como o movimento Arts and Crafts fundado por seus alunos. Morris era um designer têxtil. Suas idéias sobre design e arte, por sua vez, influenciaram a estética Arts and Crafts posterior, que apresentava formas tradicionais e simples que tocavam o medieval, o romântico e o folclórico. Uma das primeiras obras desse estilo foi Red House of Morris, de 1859.

Red House of Morris, de 1859.
Red House of Morris, de 1859.

O movimento Art Nouveau também se inspirou muito em pintores pré-rafaelitas como Edward Burne-Jones e Dante Gabriel Rossetti. A ideologia pré-rafaelita preocupava-se em reformar o mundo da arte, rejeitando o chamado estilo mecanicista adotado pelo maneirismo. O maneirismo adotou composições assimétricas e às vezes deselegantes, embelezando qualidades de design como equilíbrio, beleza ideal e proporção. 

Na França, na década de 1870, essas novas idéias artísticas estavam se consolidando especialmente na arquitetura. Em particular, foi o historiador e teórico da arquitetura Eugene Viollet-le-Duc e seu livro “Entretiens sur l’architecture” que moldaram uma nova geração de designers e arquitetos proeminentes como Victor Horta e Louis Sullivan. A filosofia de Viollet-le-Duc foi baseada na rejeição do que veio antes no design, especificamente: 

  • Usando apenas o conhecimento que estava disponível contemporaneamente;
  • Rejeitando tradições que não eram mais relevantes ou viáveis;
  • Compreender a relação entre função e material;
  • Vendo cada material no contexto de sua forma e ornamento;

2. A incorporação de obras de arte

Art Nouveau

Ao que concerne às obras de arte, os quadros foram cada vez mais integrados à decoração. Isso foi alcançado pela filosofia de que as pinturas devem decorar antes de realizar qualquer outra coisa. Os proeminentes pintores franceses da época, que acreditavam nesta abordagem inspirada na Art Nouveau sobre a pintura, acreditavam que escolher a cena ou os temas era muito menos importante do que decidir sobre os tons de cores, da harmonia das linhas e das superfícies coloridas. 

Maurice Denis, Edouard Vuillard e Pierre Bonnard são exemplos de pioneiros nesse aspecto. É aqui que as coisas ficam realmente interessantes.


Banner Instaart

3. A rápida disseminação do estilo

Se você seguiu nossa cobertura de estilos de design como o Bauhaus, você sabe que os movimentos de design sempre se inspiram em outros estilos. Em outras palavras, nenhum estilo é sempre 100% puro. Talvez nada ilustre isso melhor do que o fato de que o japonismo, o estudo e a apreciação da arte japonesa, bem como do talento artístico, foi outro grande influenciador da Art Nouveau. 

Art Nouveau

A obsessão da Europa com o japonismo, em si um novo estilo no final do século 19, girava em torno das importações de xilogravura japonesa (começando na década de 1870) de artistas famosos como Katsushika Hokusai, Utagawa Hiroshige e Utagawa Kunisada. Se você olhar atentamente para várias obras Art Nouveau, poderá ver as características altamente estilizadas dessas gravuras japonesas tanto no design gráfico quanto na arte de porcelanas. 

Os avanços na impressão e publicação ajudaram o novo estilo de arte a se espalhar internacionalmente. Por exemplo, revistas de arte que apresentavam imagens e litografias coloridas foram fundamentais para promover o novo estilo em todo o mundo. Revistas influentes como The Studio da Inglaterra, Jugend da Alemanha e Arts et idèes e Art et decoration da França ajudaram a proliferar a Art Nouveau em toda a Europa. 

No final do século 19, esse novo estilo de arte tinha causado tanto impacto que era regularmente apresentado em pôsteres de artistas famosos da época, como a atriz Sarah Bernhardt e a dançarina Loie Fuller.


4. A influência da Art Nouveau na decoração de interiores

Cada movimento de design que deixou sua marca na história sempre teve qualidades distintas que o destacaram de qualquer outro estilo. Este novo movimento artístico não foi diferente. É reconhecido por seu compromisso com o futuro, o que era notável para o estilo de design de sua época. 

Art Nouveau

Em vez de seguir sugestões de movimentos de design que surgiram e desapareceram, ele corajosamente abriu seu próprio caminho, inspirando-se em elementos que estavam prontamente disponíveis ao seu redor, como o mundo natural. Você sabe que provavelmente está admirando algo dentro desse movimento de design se vir uma infinidade de linhas em uma obra. 

A Art Nouveau é conhecida por usar linhas fortes em seus designs, incorporando linhas curvas, sinuosas, linhas lineares mais conservadoras, a linha de chicote e as linhas de altura vertical. 

Um tema recorrente nesta nova arte também é o foco em plantas e flores, especialmente da variedade estilizada. Na Art Nouveau, você verá de tudo, desde folhas estilizadas, galhos e raízes a plantas estilizadas, botões e flores. Isso porque, sem qualquer estética de design anterior para influenciar o movimento, os designers de Art Nouveau se sentiram livres para olhar para os arredores e usá-los como musas. Este traço torna o Nouveau um pouco parecido com o design escandinavo, que só surgiria cerca de 50 anos depois, em meados do século XX, devido ao seu fascínio pela natureza. 

O terceiro grande tema de estilo é a ênfase na forma feminina. Quando você vê meninas e mulheres em designs Art Nouveau, geralmente as vê retratadas de forma mais tradicional, com mechas longas e esvoaçantes, no que é considerado uma versão pré-rafaelita da forma e das poses femininas.


5. Como criar uma decoração inspirada na Art Nouveau?

a) Madeira entalhada: Artistas, designers e artesãos art nouveau rejeitaram as influências clássicas, movendo seus designs em direção a um estilo original e mais moderno. Em casa, entalhes intrincados da era vitoriana deram lugar a uma aparência mais curvilínea, com linhas sinuosas e motivos inspirados na natureza. 

Madeira entalhada

b) Trabalho em metal: O estilo art nouveau foi rapidamente adaptado para ferragens decorativas e metal fundido, onde suas linhas onduladas, assimétricas e orgânicas encontraram o favor dos proprietários. Seja a peça personalizada ou pré-fabricada, os profissionais da ferraria muitas vezes oferecem opções de estilo art nouveau para a casa. Procure suportes, grades, portões e outros detalhes arquitetônicos. Se você está com pouco dinheiro, procure elementos recuperados, que geralmente são mais acessíveis. 

Trabalho em metal

Aposte no uso de um portão antigo para uma cabeceira ou uma peça de arte na parede metalizada nas paredes, esses aspectos fortalecem a estética da art nouveau nos seus ambientes.


c) Vitral: O artista Louis Comfort Tiffany ajudou a trazer vitrais art nouveau para os interiores tradicionais durante este período. Seus designs curvos e sinuosos adornavam as janelas, lâmpadas e outras luminárias.

Vitral

É fácil pensar no vitral como um recurso tradicional, mas, na aplicação certa, ele pode funcionar perfeitamente em interiores modernos e contemporâneos. Procure as linhas curvas do art nouveau e use o vitral em aplicações limitadas – como uma luminária ou uma janela.


d) Ladrilhos: A última metade do século 19 viu um declínio na fabricação de azulejos. Comparado ao papel de parede, o ladrilho era caro e difícil de instalar. Mas a popularidade do material ressurgiu no século XX. Ladrilhos moldados com a estética art nouveau tornaram-se mais acessíveis e disponíveis. 

Não sinta que precisa colocar uma parede inteira de ladrilhos – pequenas quantidades podem ter um efeito poderoso quando usadas com sabedoria. 


e) Têxteis: A Art Nouveau costumava ser inspirada na natureza. Os têxteis art nouveau originais geralmente incorporam flores e vinhas em designs impressos ou tecidos. Em paletas de cores suaves e escuras, esses tecidos incluíam tapetes, estofados e tratamentos de janela. 

Com os tecidos certos, é possível adicionar apenas um toque de art nouveau ou concluir uma reforma completa. Procure por tecidos, travesseiros ou estofados inspirados na natureza em paletas de cores suaves com linhas curvas e onduladas. Se você está procurando uma maneira não convencional de trabalhar com tecido, tente pendurar painéis emoldurados como uma obra de arte ou até mesmo cobrir uma parede inteira.


f) Iluminação: Lustres de vitrais art nouveau, lustres de ferro, lanternas de vidro com chumbo e abajures gravados com ácido refletem os padrões elaborados e de inspiração orgânica da época. Materiais mistos – geralmente metal e vidro – acomoda um toque de iluminação inspirada em nouveau. 

Art Nouveau

Além disso, você não precisa escolher peças tradicionais ou antigas para obter o visual. Arandelas, pendentes, lustres e abajures de mesa com apenas um toque de ferro curvo ou vidro ácido podem sugerir um estilo art nouveau com um toque mais moderno.


g) Papel de parede: Mais acessível do que azulejos, o papel de parede era um acessório popular nas casas durante o período art nouveau. As paletas podem ser ousadas ou suaves, tudo nos padrões rítmicos da época. 

Papel de parede Art Nouveau

Você não precisa ir muito longe para encontrar um ótimo papel de parede no estilo art nouveau hoje. As linhas elegantes são um visual popular na maioria dos grandes varejistas. Considere usá-lo em uma parede de destaque único, como esteiras para obras de arte, atrás de uma coleção de espelhos ou como um tratamento sob a grade de uma cadeira.


Banner abstrato sala

h) Obra de arte: As peças impressas são uma assinatura do estilo art nouveau, pois foi o primeiro movimento de design a produzir gráficos em massa para anúncios, etiquetas, pôsteres e revistas. Muitas dessas peças impressas estão disponíveis hoje em formas vintage e reproduzidas. 

Art Nouveau

Confira feiras de trocas, feiras de arte e lojas de antiguidades para grandes achados vintage. As reproduções também estão disponíveis. Se você está procurando fazer uma declaração mais ousada, encontre um grande estêncil inspirado na art nouveau para aplicar em toda a sua parede ou teto.


3 obras de arte perfeitas para incorporar o estilo da Art Nouveau na sua casa!


Leia mais…

Estilo clássico: ideias e dicas

Estilo contemporâneo: dicas de como criar

Quadro para escritório: dicas e inspirações


Fonte: 

Elle Decor

Sample Board

Decor Interiors

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here