Marta Azevedo nasceu e cresceu na cidade do Rio Janeiro, Brasil. Filha de pai militar e mãe dona-de-casa e atriz.  Quando fez 18 anos, seus pais lhe deram uma câmera de presente. Acabou fazendo alguns cursos básicos de fotografia, mas só alguns anos depois começou a levar a fotografia a sério.
Seu grande projeto intitulado Black Faces rendeu a Marta Azevedo vários prêmios e publicações, incluindo algumas exposições internacionais.
PROJETO BLACK FACES
Marta Azevedo passou a infância e a adolescência indo a Madureira, subúrbio carioca, quase todos os finais de semana, visitar a família do seu pai, que morava no “pé” do morro da Serrinha. Cresceu cercada pela cultura negra como o Jongo, a Umbanda e o Samba.  Quando pensou em desenvolver um projeto pessoal, o tema sobre os negros veio em primeiro lugar. Queria retratar a beleza e as diferentes atitudes e estilos de vida dessa etnia tão presente em sua vida.
Deu início ao projeto em 2003, usando luz natural, poses tradicionais e em cor. Não gostou do resultado, achou muito comum.
Em 2004, casou-se com Steve Vanek, um artista plástico americano, e mudou-se para os Estados Unidos. Montou um estúdio em casa e recomeçou projeto. Mudou radicalmente o estilo. Passou a usar elementos ligados a cultura negra/africana, como palha, argila e miçangas, dando prioridade a expressão facial. Agora morando nos Estados Unidos incluiu o negro americano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here