Para que você possa entender o que é o estilo barroco, é interessante identificá-lo em seu contexto histórico e em seus conceitos. O Barroco surgiu na Itália, no final do século XVI e meados do século XVIII e segue princípios de generosidade nas formas e nos detalhes.
O termo barroco surgiu da palavra espanhola barrueco, que significa pérola irregular ou defeituosa, o que reforça a contrariedade com os padrões de beleza da época e chegou a ser considerado pejorativo e decadente, e degradava a arte renascentista. Foi um movimento com ênfase emocional e sensual, que trouxe para a decoração um ar sofisticado e elegante.

Cores



A ideia deste estilo é utilizar cores fortes, mas cuidado em não utilizar cores demais e tornar o ambiente um local carregado de informações, pois o Barroco já traz tantos detalhes que é fácil exagerar. Tente utilizar cores neutras em contraposição a cores mais fortes, muito utilizadas nesse estilo, como branco, preto, rosa, vermelho e roxo.

Estampas


São muito utilizadas as estampas arábicas, orientais e florais para os elementos decorativos, como as almofadas, cortinas e papéis de parede.

Papel de parede

Mesmo que seu ambiente não possua elementos que indiquem que o estilo barroco está presente ali, você pode trazer um pouco desse estilo somente utilizando papéis de parede com estampas em arabesco, por exemplo. Tente não utilizar cores sólidas para esses papéis de parede, assim você estará no caminho certo!

Utilize também estampas voltadas para esse estilo de uma forma mais direta. No caso, estampas com desenho de cadeiras barrocas, que remetem imediatamente ao tema barroco:

Móveis


É possível perceber que nesse estilo as curvas são muito utilizadas nos móveis, juntamente com a mistura de cores vivas e uso de diversificados materiais como palha, couro, madeira, veludo e aço. Essas curvas se encontram nos pés dos móveis, nos braços das cadeiras e cadeirões e o porte das cadeiras, sofás e poltronas são baixos, com pés rasos, em formato de ?H? ou ?X?.

Luminária e espelhos


O toque requintado desse estilo se dá também por conta de abajures, luminárias e espelhos, que são verdadeiras esculturas e obras de arte e possuem muitos detalhes e adornos, típicos dessa tendência barroca.

Quadros



Aposte em pinturas e molduras clássicas!

Barroco x Moderno

Podemos fazer um contraponto do barroco com o moderno, utilizando móveis mais modernos, de linhas retas e ortogonais, juntamente com móveis mais voltados para o estilo barroco. Desse jeito fica mais difícil sobrecarregar o ambiente com tanta informação e deixa o ambiente ainda assim requintado e luxuoso. E a melhor maneira de utilizar o Barraco Moderno é utilizar peças pequenas e analisar o ambiente como um todo.

Utilize móveis e elementos decorativos que tenham um valor sentimental, que tenham sido herdados por uma pessoa querida ou que tenham uma história. Assim você trará um pouco de si mesmo para o ambiente e esses objetos mais antigos trarão elegância ao seu espaço!

Precisa de ajuda para produzir seu quadro barroco? Envie uma mensagem pelo Whatsapp para o número (11) 95020-8188 ou entre em contato pelo e-mail [email protected]

Dá uma olhada nessa matéria do Arteref para escolher a sua obra:

4600 obras de arte do Getty Museum disponíveis para você baixar em alta resolução


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here