Um grande museu de arte é como uma sociedade com vários níveis e funções de membros da equipe que trabalham duro nos bastidores para garantir que os visitantes tenham uma experiência cultural memorável. A arte é uma indústria dinâmica repleta de criatividade e imaginação, por isso, você pode estar se perguntando: Quais são os funcionários de uma galeria de arte?
Os entusiastas da arte interessados em fazer parte deste mundo devem começar por conhecer as várias vagas disponíveis. Aqui está um guia que mapeia algumas das principais funções na indústria que estão presentes na maioria dos museus ao redor do mundo.
1. ARTISTA:
Artista é a pessoa que se dedica à atividade de criar, praticar ou demonstrar arte, trabalhando com técnicas visuais, como composição, cor, espaço e perspectiva para produzir o efeito desejado. Isso pode ser na forma de instalações, esculturas, pinturas, desenhos, cerâmica, performances, dança, fotografia, vídeo, filme e qualquer outro meio.
Os artistas estão no centro da galeria e são o componente mais importante do ecossistema da galeria, é claro. Eles produzem as obras de arte, geram vendas e atraem o público – sem os artistas, a galeria não existiria. Os artistas tendem a criar suas próprias peças para venda diretamente ao público ou por meio de um intermediário, como uma galeria ou um agente. Os artistas também podem ser contratados por um cliente, galeria ou organização para produzir uma obra, e também podem dar aulas de arte ou estar envolvidos em projetos de arte comunitários.
Para essa área, é exigido criatividade, imaginação e consciência comercial, de marketing e financeira.
2. PROPRIETÁRIO / GERENTE DA GALERIA:
O dono ou gerente de uma galeria escolhe e apresenta a arte à venda. As galerias podem se especializar em áreas específicas. As responsabilidades do proprietário ou gerente de uma galeria incluem gerenciar os lados criativos e comerciais da administração de uma galeria de arte, bem como a organização e exposições, vendas privadas e empréstimo de arte.
Para essa área, é exigido um olho para a arte, talento criativo, consciência das tendências, negócios, finanças, marketing, vendas, negociação e comunicação.
3. O DIRETOR:
O diretor é o braço direito do galerista e é responsável por conduzir as operações do dia-a-dia, organizando as exposições desenvolvidas pelo galerista, mantendo o vínculo com os artistas da galeria e cuidando das vendas. Dependendo do tamanho da galeria, o diretor pode estar envolvido em todas essas tarefas ou delegar algumas a outros funcionários, como vendedores, consultores de arte, curadores e muito mais.
4. NEGOCIANTE DE ARTE:
Os negociantes de arte avaliam quanto vale uma obra de arte ou antiguidade e, portanto, quanto deve ser vendida ou segurada. Além de negociantes, eles podem trabalhar para casas de leilão e companhias de seguros.
Cada negociante pode se especializar em uma ou mais áreas como pinturas, jóias ou móveis. O trabalho é muitas vezes combinado com o de leiloeiro. Um diploma relevante, como história da arte, é um primeiro passo típico, embora você possa conseguir um emprego como assistente em uma casa de leilões sem um e progredir.
Para essa área, é exigido um grande olho para a arte, consciência de tendências, negociação, comunicação e networking, vendas, finanças.
5. LEILOEIRO DE ARTE:
Um leiloeiro de arte trabalha em nome de seus clientes para vender peças de arte pelo preço mais alto possível. O leiloeiro de arte é responsável por definir o preço da obra. Eles costumam ser ativos nas artes, participando de exposições de arte em galerias e museus, bem como participando de palestras de arte e outros eventos profissionais relacionados.
Para essa área, é exigido um domínio da história da arte relevante para sua área de especialização, pesquisa, avaliação, marketing e negócios, habilidades interpessoais.
6. CONSERVADORES DE ARTE:
Os conservadores cuidam de obras de arte, objetos históricos ou propriedades históricas. Eles garantem que sejam mantidos em condições adequadas para evitar a deterioração e ajudam a restaurá-los às suas condições originais, caso se deteriorem. Normalmente, os conservadores trabalham em uma série de contratos de curto prazo para diferentes empregadores.
Para se tornar um conservador, você pode se formar em conservação como graduação ou pós-graduação. Alguns cursos de pós-graduação aceitam apenas uma gama limitada de disciplinas de graduação; estes variam, mas podem incluir química, física, arte, história da arte e arqueologia.
7. CURADOR DE GALERIA DE ARTE:
Os curadores de galerias de arte são responsáveis pelas obras que uma galeria possui ou tem por empréstimo. Grandes galerias costumam dividir suas coleções em grupos, cada um com seu próprio curador.
Os curadores estão envolvidos na compra ou empréstimo de obras de arte, decidindo como exibi-las, escrevendo materiais explicativos para os visitantes, dando palestras para alunos e o público, mantendo registros das obras, trabalhando com conservadores para garantir que as obras de arte permaneçam em boas condições e supervisionando a equipe júnior. Normalmente, você precisará de um diploma relevante, como arte ou história da arte.
8. ADMINISTRAÇÃO DE ARTES E ARRECADAÇÃO DE FUNDOS
Uma série de pessoas trabalhando em diferentes empregos é necessária para manter grandes galerias de arte e museus funcionando perfeitamente – por exemplo, arrecadação de fundos, marketing e equipe de relações públicas, gerentes, assistentes administrativos e membros da equipe educacional para trabalhar com alunos da escola ou com o público.
Em um local menor, pode haver apenas um ou dois membros da equipe responsáveis por tudo, desde gerenciar o orçamento até lidar com as consultas dos visitantes. Alguns empregos básicos não exigem um diploma – experiência de administrador de escritório e trabalho voluntário em um museu ou galeria podem ajudar. Para outros, um diploma é obrigatório ou útil – assuntos relacionados à arte ou negócios são relevantes, mas nem sempre essenciais. Como alternativa, você pode começar uma carreira em negócios fora do mundo da arte e se inscrever quando tiver experiência.
9. PREPARADOR DE ARTE:
O preparador, ou manipulador de arte, normalmente é um artista ou estudante de arte; seu trabalho é instalar exposições, lidar com obras de arte e embalar e desempacotar obras de arte.
O manuseio correto de obras de arte muito valiosas requer um conjunto de habilidades práticas altamente especializadas, não apenas para evitar danos, mas também para garantir que as obras sejam exibidas em condições ideais.
10. AVALIADOR DE ARTE:
Semelhante a um leiloeiro de arte, um avaliador de arte dá conselhos sobre quanto vale uma obra de arte ou uma coleção de arte. Assim como os leiloeiros de arte, os avaliadores de arte precisam ser ativos nas artes, participando de exposições de arte em galerias e museus, bem como participando de palestras de arte e outros eventos profissionais relacionados.
Para essa área, é exigido pesquisa, história da arte, comunicação, finanças e atenção aos detalhes.
11. DIRETOR DE MARKETING:
Hoje em dia, grandes galerias publicam frequentemente seus próprios materiais internamente, o que torna o papel editorial em uma galeria muito importante. De monografias a catálogos de exposições, o editor supervisiona o processo de produção do livro.
12. O ARQUIVISTA:
O arquivista produz e mantém os arquivos da galeria. Isso abrange o gerenciamento de inventário, manutenção de bancos de dados digitais e coleta de catálogos, livros e recortes de jornal de todos os artistas da galeria.
Leia mais…
Galeria de arte: o que é e como funciona
Como encontrar a galeria de arte certa para minha obra
Decoração oriental: o guia completo