Ícone do site Photoarts Magazine

Quadro para quarto: dicas e inspirações

quadro para quarto

Um quadro para quarto é uma ótima maneira de personalizar o seu ambiente favorito e adicionar interesse ao cômodo. Ele pode adicionar um ponto focal muito necessário e ajuda a amarrar seu esquema de design de interiores. 

No entanto, as obras de arte costumam ser um elemento negligenciado no design de interiores, com muitas pessoas deixando para escolher as obras até que a sala esteja terminada. Entretanto, esta importante decisão deve ser feita muito mais cedo no processo de decoração.

Mas, não se preocupe: a menos que você seja um curador de arte, proprietário de galeria ou artista, comprar a obra certa nem sempre é tão fácil. Galerias podem parecer intimidantes no início. Você pode estar preocupado em escolher o tamanho certo ou as cores certas para caber no seu espaço. O fato é que escolher a arte certa para o seu quarto é muito mais intuitivo do que se poderia pensar se você seguir algumas regras simples.


1. Pense na decoração do espaço

Como mencionado, é muito melhor planejar sua arte enquanto projeta a decoração do seu quarto. Isso garantirá que os dois funcionem juntos perfeitamente. Você tem duas opções quando se trata de escolher a obra de arte: 

Quadro que conversa com as cores do quarto.

A primeira opção será mais sutil, enquanto a segunda permitirá que você crie uma declaração mais ousada com seu trabalho artístico. Se você decidir que a obra de arte deve ser a declaração ousada no espaço, pode ser uma boa ideia suavizar as outras peças do quarto. Você não quer que tudo esteja competindo por sua atenção.


2. Defina a intenção do ambiente

Seu quarto deve ser um espaço privado relaxante e reflexivo, onde você pode relaxar. Escolha obras de arte que transmitam uma sensação de calma, mas que refletem seu estilo e personalidade. 

As tendências estão mudando constantemente, então, identifique o motivo que você é atraído por uma determinada tendência e use isso para ampliar suas escolhas. Considere uma paisagem lindamente pintada, fotografia de belas-artes, arte moderna vibrante ou lindos vegetais. Existem muitas opções disponíveis, uma vez que você identifica o que fala com você visualmente.


3. Tamanho importa

Adquirir peças menores ou reproduções de qualidade pode ser uma ótima maneira de começar sua coleção e desenvolver um relacionamento com um artista ou galeria, mas é importante reconhecer que eles têm a tendência de se perderem em uma sala. Você não quer que sua arte pareça uma pequena ilha no mar de uma parede, luminárias e estantes de livros. Muito provavelmente, se você vai investir em uma obra de arte original, você deseja que ela seja um ponto focal em sua sala. Portanto, vá em frente e observe as peças maiores! 

Exiba sua arte favorita e dê uma nova vida ao seu espaço. Claro, há áreas e cômodos em qualquer casa que também podem acomodar pinturas menores. Pense em entradas, suíte, etc. Uma boa regra é que você deseja que a arte da parede cubra ⅔-¾ de sua parede. Meça a altura e a largura da parede e multiplique esses números por 0,57. Isso lhe dará as menores dimensões que você deveria procurar. 

Se for muito grande para você, você sempre pode optar por criar uma parede de galeria ou agrupar arte para cobrir o espaço necessário. Alguns artistas até têm agrupamentos de pinturas que são vendidos como um conjunto, então fique de olho em arte como essa, especialmente se você tiver muito espaço para preencher.


4. Decida a disposição de seus quadros na parede!

Quarto com parede de galeria.

Por muito tempo, a parede de galeria reinava supremamente. O Instagram e o Pinterest estão cheios de belas imagens de quartos com parede de galeria. Se você decidir escolher essa opção em seu quarto, há várias maneiras de construir essa parede. Você pode criar coerência selecionando uma série de peças do mesmo artista ou várias peças da mesma paleta de cores. 

Você também pode criar uniformidade escolhendo várias peças do mesmo tamanho. Como alternativa, você pode introduzir mais interesse visual selecionando peças de tamanhos diferentes e organizando-as em um padrão. Existem vários modelos online para fornecer inspiração. 

A melhor ideia é criar um plano, colocando a obra de arte primeiro no chão ou colando modelos de papel na parede para encontrar o melhor layout antes de fazer os furos na parede. Porém, recentemente, peças de grande destaque começaram a rivalizar com as paredes da galeria. Eles certamente são mais fáceis de pendurar e exigem muito menos planejamento.



5. O que a obra causa em você?

Reflita sobre o humor que a obra de arte evoca em você e pergunte-se se ela combina com sua personalidade e complementa a decoração do seu quarto. A arte é uma extensão do seu estilo pessoal. Evite selecionar um quadro para seu quarto com base no que os outros gostam, porque você é quem vai viver com elas e vê-las todos os dias. 

Não escolha um quadro para seu quarto que contenha assuntos contrários ao clima que você deseja criar em seu quarto. Uma obra de arte que destaca uma cena de batalha sangrenta, por exemplo, pode não ser a melhor escolha para um quarto. As opções tradicionais de assuntos nos quartos incluem paisagens, cenas pastorais, botânicas, obras abstratas ou vistas do oceano.


6. Perfis de psicologia da cor e como elas se aplicam à quadros para quarto

Com o tópico anterior em mente, é preciso pensar como essa psicologia da cor pode ser aplicada de acordo com o ambiente que você quer criar no seu quarto. 

Muitas cores e padrões diferentes – ao mesmo tempo que proporcionam interesse visual – lutarão contra o clima tranquilo que você está tentando criar. O vermelho é – e provavelmente sempre será – conhecido como a cor da paixão. Então, para criar um toque romântico em seu quarto, adicione alguma arte na parede que tenha fortes influências vermelhas. 

Para quarto, as crianças adoram o uso de cores vivas e divertidas, incluindo azul, amarelo, rosa e verde – especialmente as versões claras ou primárias. Esses tons mantêm o espaço animado e divertido, mas as cores não podem ser tão fortes ao ponto de você acabar tendo problemas para levar o filho para a cama todas as noites.

A arte em preto e branco do quarto é frequentemente usada para criar espaços visuais únicos que podem ser usados ​​para criar um clima de fuga do mundo brilhante e vivo. A fotografia em preto e branco é interessante para esses ambientes e faz um belo trabalho ao criar essa sensação de fuga. 


7. Pendurando sua arte corretamente 

Já falamos sobre isso antes, mas é bom relembrar alguns detalhes. Não basta olhar para o quadro e bater um prego. Se você vai investir tempo e esforço para comprar uma peça de arte incrível que você ama, certifique-se de estar dando o respeito que ela merece e pendure-a corretamente.

Embora certamente o projeto arquitetônico de uma sala (altura / largura da parede, localização das janelas, etc.) possa ditar onde a moldura deve ficar, você deve considerar cuidadosamente em qual parede e local específico o quadro deve ser instalado no quarto. Considere os móveis e acessórios que você já possui em seu quarto. Faz sentido deixá-los onde estão ou a sala funcionará melhor como um todo se as coisas forem movidas agora que você tem um ponto focal importante em sua decoração? 

Outro grande elemento a considerar é a iluminação. Recomendamos a instalação da obra de arte em uma parede que receba pouca ou nenhuma luz solar direta. Os raios solares podem drenar uma imagem de sua cor vibrante, que é a última coisa que você deseja. Se você tem uma sala com muitas janelas e luz do sol que precisa de arte, certifique-se de emoldurá-la usando metacrilato que protegerá a pintura de desbotamento. Embora haja exceções a qualquer regra, você deve ter como objetivo que o centro de sua obra de arte fique no nível dos olhos ou de 57 a 60 polegadas do chão. 


8. Mantenha a sua obra segura

Além da luz solar direta, outro fator que pode afetar o quadro para quarto é a umidade. Certifique-se de escolher uma sala e área com baixa umidade e sem contato direto com água. A umidade excessiva pode danificar um quadro a longo do tempo. Se a sua arte precisar de limpeza, basta limpa-la com um espanador e deixá-la sozinha. Nunca use água ou produtos de limpeza e informe-se sobre as instruções de limpeza ao comprar a peça. A galeria ou artista terá prazer em fornecer dicas e recomendações. 

Se, a qualquer momento, você perceber que a arte está sendo danificada, entre em contato imediatamente com a galeria ou o artista para obter sugestões. Se você não puder fazer isso, outra opção é entrar em contato com um especialista em restauração.


3 obras de arte perfeitas para seu quarto


Leia mais…

Decoração de quarto de casal: o guia completo

Quadro para sala: dicas de como escolher as obras

Decoração vintage: aprenda tudo sobre o estilo!


Fonte:

Sfgate

Designer living

Sair da versão mobile