Ícone do site Photoarts Magazine

Os mistérios por trás da moça com brinco de pérola

Meisje met de parel ou (moça com brinco de pérola) é a pintura mais famosa do artista holandês Johannes Vermeer. Muitas vezes referida como “A Mona Lisa Holandesa” a obra está no museu Mauritshuis na Holanda. Em 2006 foi nomeada a pintura mais bonita da Holanda.

De modo geral, pouco se sabe sobre a história da obra, a pintura foi assinada como “IVMeer”, mais não foi datada, se supõe que ela foi feita em meados de 1665. Em 1994 foi feito um trabalho de restauração na pintura, onde os detalhes, cores e  a intimidade da moça olhando para o espectador foi extremamente aumentado. Não se sabe quem foi a modelo da pintura.

Menino em um turbante Por Michael Sweerts

A figura trás um ar angelical, simultaneamente feliz e triste com um olhar misterioso, apesar do fundo da pintura ser preto, se supõe que na época fosse verde escuro. Um dos pontos interessantes também, são os trajes e turbantes que a protagonista usa, naquela época não se usavammais peças como aquelas, especula-se que Vermeer tenha usado como inspiração a obra Menino em um turbante de Michael Sweerts.

The Smiling Girl – Theo Van Wijngaarden.

Em 1937 surgiu uma pintura muito semelhante chamada The Smilling Girl (A moça sorridente), que na época se pensava que fosse de Vermeer, em 1995 um perito em trabalhos de Vermeer alegou em um estudo que a pintura é uma farsa, se trata de uma obra do artista falsificador Theo Van Wijngaarden.

Sair da versão mobile