Ícone do site Photoarts Magazine

O segredo da contraluz como luz de contorno

Uma dúvida muito comum que temos ao começar a buscar luzes diferentes para nossas fotos é: como fotografar contraluz sem estourar o fundo?

Como funciona o contraluz

Quando estamos fotografando um assunto com a luz vindo por trás ele estará na sombra projetada por ele mesmo. Veja um esquema abaixo.

Queremos que nosso assunto tenha uma exposição correta, e para isso fazemos uma exposição para a sombra. Só que o fundo estará com toda aquela luz e nossa exposição para a sombra deixará esse fundo muito claro. É o que chamamos de estourar o fundo. Nesse caso a luz do fundo e a luz que está batendo em volta do seu assunto irão se misturar.
Em algumas situações estourar o fundo é legal. Não tem nada de errado em fazer isso. Na foto abaixo a luz que vem da janela se mistura com a Tathi.

Em outras situações não queremos que isso aconteça. Nesses casos a solução mais simples de todas é ter um fundo que também projete uma sombra! 🙂 Simples assim! Veja um esquema abaixo:

E o resultado de uma foto tirada nesse esquema

Esse é o tipo de foto que usa a contra luz como contorno pois assunto e fundo estão na mesma exposição.
Em fotos onde usa-se a luz natural não é possível ter muito controle. Essas situações dependem da nossa observação e posicionamento dos três elementos (você, assunto e fundo.) Se não dá para controlar a iluminação diretamente, controlamos ela indiretamente com nossos posicionamentos.

Sair da versão mobile