O Albinismo foi retratado no projeto “Invisíveis” pelo fotógrafo Alejandro Vasquez. A série foi produzida em duas regiões da Colombia em 2013. Ele relata alguns mitos e tabus que existem sobre o albinismo no mundo. A série esta composta por 6 fotografias em díptico, cada uma com uma personagem diferente e acompanhada de frases retóricas que fazem denuncia a esses achados mitológicos e preconceitos.
Algumas dessas falsas crenças sobre os albinos são de que eles consideram-se vampiros, resultado de traição de uma mulher negra com um homem caucasiano, que possuem tratos com o diabo, que não devem ser enterrados porque desaparecem por si mesmos, que dão boa sorte tocar neles e que são sagrados e filhos da lua.
Na produção da série, o artista se vinculou para fazer trabalho social diretamente com a Fundação de Albinos pela Colombia, onde ajudou em tarefas de design gráfico e fotografia, fez uma viagem para uma cidade chamada “El Santuário” onde moram a maior quantidade de albinos do país.
Alejandro é colombiano, nascido em Bogotá e mora no Brasil há dois anos. Participou de várias exposições na Colômbia e teve seus trabalhos publicados em livros e revistas da Europa e América do Sul.
Para saber mais sobre o trabalho de Alejandro acesse: https://limited.art.br/artistas/alejandro-vasquez/