Helena Cooper, fotógrafa e artista plástica, nasceu em São Paulo numa família de artistas, escultores, arquitetos, e fotógrafos. Estudou pintura na Escola Brasil Dois Pontos e em Boston na School of The Museum of Fine Arts. Reside há quase 35 anos nos Estados Unidos.
A sua arte tem uma forte conexão com as profundezas misteriosas do inconsciente. Além de ter sido artista plástica com ênfase em pintura abstrata quase toda sua vida, Helena também tem explorado a fotografia em suas caminhadas diárias na natureza.
Esta exploração foi iniciada quando começou a perceber como a interação da luz com elementos naturais criam formas e revelam texturas A região dos Finger Lakes, com seus desfiladeiros, lagos, córregos e rochas são sua inspiração. Sua fotografia tem uma forte qualidade abstrata. Depois de fotografar, ela faz mínimos ajustes para manter a imagem o mais próximo possível da original.
Ela observa: “A maior parte do processo de criação de uma fotografia está na maneira como eu observo o que está ao meu redor e tenho a minha própria visão. Quando eu fotografo eu tenho a experiência de uma comunhão com as formas na natureza. O reflexo sobre a água, o mistério e os sons da água alimentam minha alma e me trazem paz.”