Ícone do site Photoarts Magazine

Estilo moderno: crie esse design na sua casa!

estilo moderno

Nas décadas de 1940 e 50, o estilo moderno de meados do século, com suas linhas simples, madeiras aconchegantes e tons ousados ​​de estofamento (muitas vezes em texturas lanosas inspiradas em roupas masculinas da época), mudou a aparência das casas. De repente, menos era mais, e decorar uma casa era encontrar um design onde a forma servisse – uma filosofia que continua a inspirar designers até hoje. 

Das cadeiras Barcelona de Mies van der Rohe aos designs de Charles e Ray Eames para a Herman Miller, incontáveis ​​móveis modernistas se tornaram tendências mundiais durante os anos. Aqui, nós buscaremos as melhores dicas para criar um estilo moderno na sua casa sem precisar estourar o orçamento!


1. Qual a diferença entre estilo moderno e contemporâneo?

‘Contemporâneo’ e ‘moderno’ são frequentemente usados ​​de forma intercambiável, mas, embora existam semelhanças, são dois estilos de design distintos de diferentes períodos. Primeiro, houve o modernismo, depois veio o design de interiores contemporâneo. Este último ainda está se formando no momento.


2. Um pouco sobre a história do estilo moderno

Com raízes na arquitetura e design alemães e escandinavos, o estilo moderno é simples e sem adornos. Está ligada à era da maquinação e é frequentemente referida como das décadas de 1920 a 1950. O movimento do estilo moderno continuou a crescer em popularidade ao longo da primeira metade do século 20, e os derivados posteriores desse estilo são conhecidos como modernos e pós-modernos da metade do século.

Uma das principais crenças por trás do movimento do design moderno é a ideia de que “a forma segue a função.” Em outras palavras, o design de todos os móveis e objetos decorativos deve refletir o propósito pretendido e, se um detalhe de mobília, decoração ou decoração não tiver um propósito prático, ele pode ser eliminado. 



3. Características típicas de um espaço moderno 

A filosofia por trás do estilo moderno torna a escolha perfeita de decoração para quem gosta de espaços simples e organizados com linhas limpas e sem enfeites complicados. Vai bem em plantas abertas que acompanharam o desenvolvimento deste estilo. 

Se você está pensando em decorar um espaço em um estilo moderno, aqui estão algumas coisas que você deve saber:

4. A base da casa no estilo moderno

Se você está disposto a fazer reformas, o melhor ponto de partida para arrasar com esse visual é manter toda a base da sua casa minimalista. Isso significa uma paleta de base em preto e branco elegante e marcante (com alguns momentos de cinza também). As superfícies duras em locais como a cozinha e o banheiro – vistas acima e abaixo – são um ótimo lugar para começar. Formas lineares são o nome do jogo em seus ladrilhos e paredes. 

Combinar argamassa preta com um azulejo branco no banheiro é uma ideia genial e vai dar um ar sofisticado ao seu ambiente. Uma coleção dominante de azulejos pretos splashback na cozinha é outra maneira de manter a vibração moderna. Para aquecer o visual nessas áreas, introduza madeiras leves (ou verniz). É uma boa maneira de evitar que ambientes mais minimalistas se transformem em ambientes frios e clínicos.

5. As cores para uma casa moderna 

Branco, bege e até mesmo alguns tons de preto são a paleta de cores principal para o design moderno, mas é possível incorporar a cor através de detalhes, desde que se incline para o terroso. 

O estilo moderno dá grande ênfase aos materiais naturais, portanto, é fundamental manter as coisas em uma paleta de cores mais natural. Quando uma cor forte é usada, ela nunca cobre uma parede inteira, mas é usada com moderação para fornecer um ponto focal e ajudar a separar os neutros. No geral, escolha cores neutras e materiais naturais sobre tons ousados ​e padrões sintéticos.

Exemplos de como usar cores fortes em design moderno podem incluir: 

6. Os móveis no estilo moderno

A era do design moderno trouxe novos materiais para a construção de móveis. Em vez de esculpir em madeira, havia aço, compensado moldado e plástico. É uma questão de encontrar um equilíbrio entre função pura e estética. Precisa ser prático, mas ainda assim atraente. Um dos grandes marcadores do design moderno foi a cadeira Wassily, uma cadeira tubular de aço sem costura desenvolvida em 1925 que mudou radicalmente a abordagem do design de móveis.

A cadeira Eames, uma das peças marcantes da época e aquela que você provavelmente conhece pelo nome, foi feita de compensado moldado e couro em 1956, como parte do objetivo de desenvolver móveis que fossem acessíveis e pudessem ser massificados. Inspirada na cadeira do clube inglês, essa peça marcou todo um período da história do design.

Por fim, a cadeira tulipa, que continua sendo uma das peças de mobiliário moderno mais populares da atualidade, foi um distanciamento de tudo o que veio antes, com uma cadeira com apenas uma perna no centro, feita de resina reforçada com fibra de vidro. Você pode associar ambos especificamente ao design moderno de meados do século, que é um ramo da família moderna, então você está certo nesse ponto.



7. O estilo moderno exige organização

A falta de desordem está ligada à abordagem minimalista do design moderno. Embora a desordem possa significar muitas coisas para pessoas diferentes, em relação ao design moderno, ela se refere principalmente aos acessórios. Isso significa que não há bugigangas, vasos, cerâmica, coleções ou uso excessivo de almofadas, tapetes ou cobertores. 

Todos os itens necessários, incluindo livros, eletrônicos e lembranças, são mantidos fora da vista dentro de um armário ou armário, ou são embutidos na casa com prateleiras embutidas ou armazenamento escondido embaixo de bancos ou assentos de janela.


8. Aprenda a criar um estilo moderno temporal!

O design interior moderno pode ser pensado como um espectro, em vez de um estilo único e definidor. O design moderno engloba os designs brilhantes e ousados, mas também móveis ultra minimalistas ao mesmo tempo. Por um lado do espectro, o espírito por trás do design moderno é rejeitar a noção de projetar para o apelo de massa em favor de designs mais rígidos e minimalistas, enquanto na outra extremidade do espectro você encontrará designs inspirados nas cores fortes usadas em arte abstrata. 

a) Planta de casa baixa e aberta:

O piso plano aberto une a cozinha e a sala de estar em um espaço. Um contador fornece uma definição visual entre as duas áreas, ao mesmo tempo em que oferece lugares para sentar e conversar. O design também apresenta linhas simples, detalhes cromados e uma única cor de destaque – vermelho – repetido em todo o espaço. 

b) Cozinha com estilo moderno:

O design moderno da cozinha incorpora muitos dos mesmos temas e ideias encontradas no design de interiores moderno. A cozinha moderna apresenta linhas limpas nos armários e balcões, sem arestas decorativas ou painéis elevados. As linhas nítidas são repetidas em todo o backsplash, enquanto uma única cor monocromática pode ser mostrada na cozinha toda.

c) Uso de cor primária na sala de estar moderna:

Linhas limpas dos móveis se repetem por todo o espaço, enquanto uma única cor ousada é usada para chamar a atenção e se destacar na área.


3 obras incríveis para o seu ambiente moderno!

Leia mais…

Fonte:

Sair da versão mobile