Na hora de escolher os quadros, muitas vezes um detalhe acaba passando despercebido: a moldura. De acordo com o tipo da obra escolhida, é importante tomar certos cuidados no momento de escolher o tipo de moldura, já que ela deve formar uma combinação harmoniosa com o quadro.
Escolher a moldura errada pode comprometer muito mais do que a informação em si, mas também todo o projeto de decoração. Ou seja, ao colocar aquele quadro na parede, todo o clima que se pretendia criar vai por água abaixo.
Como escolher a moldura certa
São vários os detalhes que precisam ser observados na hora de escolher a moldura ideal para cada ambiente e o tipo de obra que será utilizada.
- Sempre procure combinar o desenho da moldura com o tema da obra escolhida, ou seja, para obras mais simples e com temas mais leves, o ideal é utilizar molduras retas e pequenas. Já para obras com temas mais marcantes ou mais complexas, pode-se utilizar molduras mais trabalhadas e espessas, de acordo com o visual que se deseja criar.
- Caso o quadro tenha pinturas ou texturas em cores quentes, como o amarelo, vermelho e o marrom, o ideal é utilizar molduras com tons semelhantes para não criar um contraste muito grande. O mesmo vale para obras que possuam tons mais frios como o branco, o azul e o verde. Nesse caso, é possível usar molduras em cores como o prata ou similares. Dessa forma evita-se chamar a atenção para a moldura.
- Para realçar o efeito de perspectiva de uma obra, dê sempre preferência a molduras com uma forma côncava, ou seja, com o meio menos elevado que as bordas. Já para obras sem perspectiva, procure utilizar molduras convexas (com o centro mais elevado que as bordas). Dessa maneira é possível distanciar o quadro em relação à parede, dando maior destaque a obra.
- As cores do passepartout (o papel que separa a obra da moldura) também podem interferir na sensação de perspectiva da obra. O uso de cores marcantes ajuda a realçar essa sensação. Já as cores mais neutras como o preto, o cinza e o branco (clássico) podem reduzir ou mesmo não interferir na perspectiva da obra.
Escolher a moldura certa não é uma tarefa impossível. Basta tomar alguns cuidados e prestar atenção em pequenos detalhes para fazer a escolha certa!
Precisa de ajuda para escolher seu quadro? Clique aqui.
Se você já tem uma imagem, clique aqui para produzir seu quadro.