Ícone do site Photoarts Magazine

Dicas de como usar cores na arquitetura

A cor estimula o nosso cérebro de muitas maneiras diferentes. Tanto é assim que, no passado, os egípcios e os chineses se utilizaram do efeito das cores com o propósito de curar, de favorecer determinados estados de consciência ou promover um estado emocional particular. A arte antiga também cuidava muito bem da escolha das cores. O vermelho era para os egípcios o reflexo da vida, da terra, da vitória, e também da raiva ou da fúria dos deuses hostis como Seth ou Apófis.
Em essência, a cor é muito mais do que um fenômeno ótico. Todas as cores têm um significado próprio, todas criam um determinado impacto no nosso cérebro.
Veja a seguir o significado das cores na arquitetura

A cor laranja, considerada também cor quente, traz as mesmas propriedades do amarelo, porém num grau mais elevado.
Ela representa energia, calor, fogo, podendo proporcionar vitalidade, dinamismo, elevar o nosso ânimo e reduzir a depressão.

Laranja nos ambientes

 
Conforme a Cromoterapia (prática de utilização das cores na cura de doenças), o laranja diminui as inibições e é indicado contra baixa vitalidade.
É ainda um estimulante físico e mental, alargando a mente e abrindo-a para novas ideias. Assim, ela pode ser empregada em locais de trabalho e estudo. Também estimula o apetite.

Resultado da mistura do preto com o branco, posiciona-se entre a luz e a sombra.
É passivo, sem vida, não relaxa nem anima, não interferindo nas sensações. Por esse motivo é bem empregado junto com outras cores.

O preto é uma cor sofisticada, imponente. Possui a propriedade física de absorver quase todos os raios luminosos que incidem sobre ele, por isso pode literalmente esquentar o ambiente.
Pode transmitir a sensação de seriedade e prudência, mas combinado com outras cores, traz uma sensação alegre.

Amarelo é a mais clara das cores e a que mais se aproxima do branco.
Considerada uma cor quente, o amarelo traz a sensação de calor, estimula, ilumina, eleva o ânimo, proporciona vivacidade, está associada ao poder e otimismo. Eleva nossa capacidade de realização e não apresenta aspecto tão agressivo como o laranja e o vermelho.

Amarelo nos ambientes

O amarelo estimula o apetite e as atividades intelectuais, ideal para ambientes que necessitam de uma atmosfera ativa.
Esta cor deve ser bem dosada, pelo seu elevado grau de luminosidade, pois pode causar desconforto visual. O amarelo representa o sol, então vale investir nesta cor quando o ambiente for escuros ou sem janelas.

O azul é considerado cor fria, causa impressão de profundidade no ambiente. O azul é frio, e pode estimular serenidade, paz  e repouso.

Azul nos ambientes

Segundo a Cromoterapia, é uma cor sedativa e curativa. Assim, em ambientes de repouso, relaxamento e tranquilidade como no quarto, ele é bem indicado.
Mas deve-se ter cuidado com o tom, pois pode também deprimir ao fim de algum tempo. O azul em sua tonalidade mais clara, traz sensação mais alegre, já em seu tom escuro, representa profundidade de sentimento e amplitude ao ambiente.
É uma cor com sensação refrescante podendo ser utilizada em lugares quentes. Em lugares gelados deve ser evitada pois aumenta a sensação de tristeza e frio.

Cor do fogo e do sangue, o vermelho é a mais importante para muitos povos por ter maior ligação ao princípio da vida.
Ainda considerada cor quente, é excitante, anima, traz confiança, força de vontade e agilidade para tomarmos iniciativas.

Vermelho nos ambientes

Esta cor estimula as emoções, inibe o medo e as preocupações, mas também e pode produzir nervosismo. Por ser estimulante e dinâmica deve ser usada com cautela.
O vermelho provoca sensações diferentes dependendo do grau de saturação:

A dica é mesclar diferentes tons para não sobrecarregar o espaço.

Considerada ainda cor fria, ela estimula nosso lado psíquico e espiritual, lucidez, equilíbrio nas atitudes. Está ligada à ideia de saudade, ciúme, sabedoria, respeito e espiritualidade.

Roxo nos ambientes

A cor pode ser empregada em ambientes mais tranquilos, de atividades espirituais ou de meditação, no quarto ou em outro ambiente de relaxamento.
Alie ao dourado para transmitir riqueza.

O branco representa a paz, pureza, limpeza, estabilidade, luminosidade, simplicidade.

Branco nos ambientes

Não precisa ser utilizado como cor predominante, e combina com todas outras cores. Traz bastante luminosidade ao ambiente, simplicidade e induz à ordem e organização, mas em excesso pode se tornar irritante.
O branco também é muito utilizado no design escandinavo e na arquitetura minimalista.

Verde é a cor que está no ponto de equilíbrio entre claro e escuro, calor e frio.
Traz ao ambiente uma sensação reservada e repousante. Simboliza o bem-estar, a saúde, frescor, esperança, segurança, equilíbrio, juventude, tranquilidade e suavidade.

Verde nos ambientes

O verde é muito utilizado nos ambientes pois tem uma grande variedade de tons com sensações agradáveis e confortáveis, e aceita facilmente composições com outras cores.
No seu tom claro torna-se uma cor tranquilizante e até sedativa, podendo ser utilizada em quartos, salas de estar e escritórios.
Em seu tom mais escuro pode trazer sensação de seriedade e segurança.

Sair da versão mobile