Ícone do site Photoarts Magazine

Decoração oriental: o guia completo

A decoração oriental tem uma grande influência no design de casas modernas de todo o mundo. As pessoas gostam da sua harmonia e equilíbrio, que transmitem paz e serenidade a um lar. 

À medida que as ideias de interiores asiáticos se tornam muito mais populares, as pessoas se acostumam com o termo “zen”. As casas que empregam um estilo zen são simples e elegantes e não podem ser encontradas desordenadas. As cores utilizadas neste estilo seguem o mesmo conceito simples, mas mais arrojadas, sendo a maioria delas cores neutras que atraem os olhos, com elementos de água. A característica distintiva de uma decoração oriental eficaz é o equilíbrio.


1. Origens da decoração oriental 

Oriental é derivado da palavra Oriente, que é um termo para o Oriente (em relação à Europa). Está principalmente associado ao continente asiático. A decoração oriental tem suas raízes na antiga cultura chinesa e data de 1.000 a.C. Vários elementos da cultura chinesa deram origem a uma ideologia de design que promove harmonia e equilíbrio.

Durante a Dinastia Ming, do final do século 12 até meados do século 17, várias inovações se tornaram essenciais nos interiores chineses. Por exemplo, porcelana e laca têm sido amplamente utilizadas em móveis e decoração desde então.



2. Zona zen com fundo neutro 

A decoração oriental da casa visa a criação de um espaço que não só agrada aos sentidos, mas também ajuda a acalmar a mente. Tons naturais e terrosos aparecem frequentemente neste estilo, então o primeiro passo para infundir um pouco do charme oriental em sua casa é optar por uma base neutra, como branco, creme, cinza claro ou mesmo azul pastel e verde. 

Isso não só ajuda a criar um ambiente descontraído, mas também dá a você um amplo escopo para experimentar outros elementos da decoração da sala. Papéis de parede sólidos em cores neutras ou com estampas sutis funcionam melhor para uma casa de inspiração asiática.

Mas, não se preocupe, alguns tons fortes são adotados na decoração oriental. Mergulhe sua casa com vermelhos vivos, rosas em flor de cerejeira, roxos, verdes, azuis e amarelos brilhantes através de paredes marcantes com uma impressão botânica ousada, estofados em grandes designs florais, capas de almofadas em tons de joias ou adornadas ou tapete oriental brilhante. 


3. Equilíbrio é a chave 

A decoração oriental é frequentemente vista como inspiração quando se trata de alcançar um estado de espírito e emoções equilibrados. Todos os elementos do seu quarto, como cores, texturas e artefatos, precisam se reunir em harmonia para criar um espaço equilibrado e esteticamente agradável. 

Por exemplo, ao usar estampas orientais em estofados, certifique-se de que algumas das cores da estampa também apareçam em uma parede ou nas cortinas. Se você estiver usando muitos acessórios de decoração, é melhor separá-los. Para uma sala, crie pontos de interesse textural usando papel de parede texturizado, esteiras de madeira e artefatos de pedra. Outra ótima maneira de fazer isso é usar persianas ou cortinas como divisórias.


4. Traga a natureza 

O Oriente compartilha uma relação próxima com a natureza e essa relação é aparente no vocabulário de design de interiores asiático, que é dominado por estampas botânicas e pedra natural e artefatos de madeira. 

Na verdade, a inclusão de elementos naturais na casa é fortemente sugerida pelo Feng Shui, a filosofia chinesa de arranjo espacial. Se você está indo para uma reforma completa dos interiores de sua casa, considere optar por piso de madeira, uma parede de pedra natural, divisórias de bambu e até mesmo um elemento de água interno para trazer um pouco do exterior para dentro. 

No entanto, se isso não for possível, você pode simplesmente usar um papel de parede impresso digitalmente em um tema natural, como uma floresta verde exuberante, uma cachoeira leitosa ou madeira ou pedra falsa. Você também pode usar plantas de interior ou itens de decoração feitos de elementos naturais como madeira seca e folhas para enfeitar o espaço.


5. Abrace a fusão de elementos

Outra ideia de design de interiores – misture designs orientais de vários estilos e culturas. No entanto, entenda as diferenças distintas entre esses estilos antes de combinar os elementos. Por exemplo, as decorações orientais são minimalistas e simples, enquanto a decoração chinesa é repleta de cores ricas e um ar de opulência. 

Na Tailândia, os elefantes são considerados animais sagrados. Adequadamente, eles aparecem com destaque em peças de decoração tailandesa luxuosas. Em qualquer caso, escolha o que funciona melhor para a sua casa e não tenha medo de pedir inspiração de muitas culturas. 


6. Iluminação com decoração oriental

A iluminação é um aspecto crucial de qualquer tema de design. Para uma aparência mais oriental, adicione lanternas de papel, velas e iluminação escultural ao seu quarto para acentuar a influência oriental. 

Lâmpadas artesanais de papel de arroz japonesas são um acessório único a se considerar, especialmente se você preferir uma abordagem mais minimalista para a decoração. A luz natural é ainda mais importante. Adote um layout de espaço aberto e adicione recursos como clarabóias. 


7. Coloque em materiais naturais 

Papel de arroz, seda, bambu, tatame e esteiras de palha de arroz são predominantes na cultura asiática. Além disso, flores como a elegante orquídea, que simboliza a riqueza na cultura japonesa antiga, são as favoritas para decoração com tema oriental. 

Outra forma de arte de inspiração japonesa é Ikebana. Outros arranjos de flores orientais geralmente incorporam plantas como a flor da seda do copo-de-leite, a planta da seda do bambu, o Bonsai tradicional e a flor de cerejeira. Permitir que mais natureza entre em sua casa pode elevar o humor e adicionar ao ambiente Zen que você está procurando.



8. Vasos de porcelana na decoração oriental

Os vasos de porcelana são comuns nas casas dos chineses orientais. A porcelana originou-se de uma técnica milenar de fazer cerâmica. Na história chinesa, a porcelana foi usada para muitos propósitos.

A porcelana também era usada para fazer louças, como pratos, tigelas, jarras e decoração. A porcelana chinesa típica é branca com padrões azuis. Nas casas de hoje, vasos com essas cores são usados ​​como peças decorativas. Inclui flores para completar o look.


9. Pinturas na parede!

Em vez de apenas um quadro, que tal dispor uma bela parede de galeria em preto e branco? Assim, você consegue adicionar um pouco de sua personalidade na sua decoração. Escolha imagens bucólicas de paisagens campestres ou um conjunto de obras abstratas, esse é o momento de deixar a sua imaginação fluir e escolher o que mais se encaixa com o seu gosto!


3 obras de artes perfeitas para a decoração oriental!


Leia mais…


Fonte:

Sair da versão mobile