Ícone do site Photoarts Magazine

Decoração minimalista: características e dicas

decoração minimalista sala

O minimalismo se tornou bastante popular ao longo dos anos como filosofia de design e estilo de vida. A decoração minimalista trata de obter um design melhor por meio da simplicidade – uma simplicidade de forma, espaço, materialidade, detalhes e cores. A estética minimalista também evidencia uma contenção e uma redução cuidadosa dos elementos dispostos.


O que é a decoração minimalista? 

Sala com design minimalista.

Como movimento do design, o minimalismo ainda é relativamente novo, tendo se consolidado apenas no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, particularmente com as artes visuais americanas.

O principal mantra da decoração minimalista é a simplicidade por completo. Mantenha o espaço, diminua a decoração, reduza todos os aspectos e viva de acordo com a abordagem “menos é mais” e “tudo precisa de um lugar e uma razão”. 

Pense em linhas simples e modernas, uma edição precisa, uma paleta de cores concisa e silhuetas reduzidas, mas não se intimide em criar uma casa minimalista em camadas, aconchegante, rica e convidativa com um ambiente semelhante a uma galeria de cômodo em cômodo.


O contexto histórico do design minimalista 

Sala com design minimalista.

O minimalismo era uma rejeição dos projetos e obras extremamente subjetivas do expressionismo abstrato. Ao despir um design, pintura ou tema até o seu essencial, valorizando linhas simples, os minimalistas queriam mostrar sua verdadeira forma. 

O expressionismo abstrato é uma abordagem do design que combina abnegação e intensidade emocional, que produz designs que alguns consideram caóticos, rebeldes e até niilistas. Sem surpresa, a espontaneidade (ou pelo menos a impressão dela) é a principal característica do expressionismo abstrato.

O minimalismo, em nítido contraste, toma forma, cor e espaço e os reduz a tal simplicidade para atingir sua natureza essencial. Nessa busca que busca eliminar excessos, a filosofia minimalista prega que você somente alcança o verdadeiro minimalismo quando não há mais possibilidade de retirar nenhuma peça. 

Um grupo de artistas, em Nova York na década de 1960, colocou essa escola de design no mapa quando fizeram experiências com abstração geométrica. Esse grupo de artistas foi influenciado pelas criações de pintores associados ao movimento Bauhaus. Um dos lemas da Bauhaus era “a forma segue a função”, que enfatiza que qualquer design deve priorizar a usabilidade e quaisquer considerações estéticas devem vir em segundo lugar.


As principais características do movimento

Cozinha com estilo minimalista.


5 dicas para criar uma decoração minimalista em sua casa

1. Simplicidade na forma e na funcionalidade

Muitas casas minimalistas têm um layout de planta simples, direto e eficiente com volumes empilhados de espaços. Isso cria clareza no plano, onde os espaços são previsíveis e descomplicados. Formas simples, plantas baixas abertas, paredes internas mínimas, áreas modestas de armazenamento e uma ênfase em vistas e luz natural são características definidoras de muitas plantas minimalistas.

Aberturas perfuradas descomplicadas para portas e janelas pontuam as fachadas. No geral, é um projeto de casa simples que evita muitas curvas complexas ou ângulos. Os telhados simples também são característicos de casas minimalistas.

2. As melhores cores para a decoração minimalista 

Quarto com design minimalista.

De um quarto minimalista a áreas comuns com extrema simplicidade, opte por um trio de tons por quarto que são variações do mesmo tom, para assim, criar uma consistência suave e uma edição precisa. 

Ao criar uma paleta concisa, você terá um melhor senso de direção na criação de uma casa minimalista moderna e bem editada, com tons neutros que são fáceis de trabalhar, incluindo brancos, cremes, pretos e cinzas.

3. Texturas minimalistas 

Cada casa minimalista moderna deve apresentar uma variedade de tecidos e fabricações tonais para jogos visuais, além de adicionar calor e riqueza por toda parte.

Para construir um design de interiores minimalista, atenha-se a uma gama básica de tons complementares e traga o inesperado, como peles e tecidos com texturizações para destoar das cores neutras. Quando se trata de estampas e padrões de decoração minimalista, opte por objetos extras gráficos em esquemas de cores concisas com amplo espaço em negativo para manter o visual leve e descomplicado.

4. Iluminação dramática

Iluminação minimalista.

Embora a arquitetura minimalista não tenha ornamentação, ela presta muita atenção à iluminação, seja artificial ou natural. Os pontos de luz são valorizados em seu design, realçando áreas e criando jogos de luzes.

5. O poder de simples objetos

Decorar uma casa de forma minimalista pode fazer você repensar objetos comuns. Almofadas coloridas ou uma bela fotografia, quando colocadas contra um fundo branco ou um tom neutro, podem se destacar e adicionar um elemento ímpar na decoração. Além disso, a manutenção do estilo minimalista é fácil e não exige muito esforço ou finanças para ser feita.


5 fotografias incríveis para uma decoração minimalista

1. Amsterdam Haus (Talissa Maeda)

2. Além da Forma IV (Egon Jais)

3. The Pyramid III (Talissa Maeda)

4. New York (Claudia Furlani)

5. Cowboy Trek (Sandra Rauch)


Leia mais…


Fonte:

Sair da versão mobile