O Beco do Batman, tradicional endereço do graffiti em São Paulo, fica escondido entre as vielas da Vila Madalena, mais precisamente nas ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, e é o paraíso para os amantes de arte de rua. Quer saber por quê?!
A História do Beco do Batman em SP
O Beco do Batman é referência para o graffiti paulistano há mais de 30 anos. Reza a lenda que nos anos 80 um desenho do Batman apareceu da noite pro dia em uma das paredes do beco. A partir daí, o nome pegou e o Beco do Batman, como passou a ser conhecido, se tornou tela para artistas pioneiros na arte urbana em São Paulo, como Alex Vallauri e depois o Grupo Tupinãodá.
O lugar, que antigamente era abandonado, largado, passou por uma imensa transformação com a presença dos artistas e as paredes cheias de arte e hoje em dia tem status de atração turística, com direito a placa e tudo!
Aliás, o movimento de transformação das cidades pela arte de rua é algo global. Muitas cidades como Nova York e Londres tiveram bairros inteiros transformados pela arte de rua, como é o caso de Wynwood, em Miami
» Metrô
A estação Fradique Coutinho da linha amarela é a estação de metrô mais perto do Beco do Batman (1.5 km). A estação Vila Madalena, linha verde do metrô, fica a 1.7 km de distância do Beco do Batman.
São Paulo, o Beco do Batman e o graffiti
O graffiti é um patrimônio da cidade de São Paulo. Não é à toa que SP é considerada uma das capitais do mundo onde tem arte de rua.
No Beco do Batman, as paredes são disputadíssimas e os artistas têm um código de honra entre si: quando alguém quer pintar por cima de um graffiti antigo, tem que conversar com o dono do trabalho e mesmo sem existir uma curadoria oficial, as coisas por aqui estão funcionando! Se organizar direitinho, todo mundo pinta, né?!
Esse muro, por exemplo, é uma obra coletiva que foi feita por 6 artistas diferentes: Highgraff + Ninguém Dorme + Milo Tchais + Hebert Baglione + Boleta + Fefe Talavera.
São Paulo é berço e tela de grandes artistas urbanos. E conhecê-los é mais importante ainda. Quer tirar uma foto usando um dos murais no Beco do Batman como fundo, ótimo, vai fundo, mas pelo menos leia mais e conheça o artista responsável por aquela arte. É dando valor e crédito a estes artistas incríveis, que a gente vai conseguindo estimular cada vez mais a arte.
Aproveite que São Paulo é a melhor cidade brasileira para conhecer mais sobre graffiti, pixação, lambe-lambe, stickers e outras formas de arte que colorem e dão significado à cidade e vá pra rua. Vá ver!
» Boletabike
Daniel Medeiros, também chamado de Boletabike usa em seus murais elementos da natureza, misturando referências do mundo da tatuagem e psicodelia dos anos 60 e 70. Seus passarinhos são personagens frequentes em suas pinturas.
Esse mural aí de cima também não existe mais. Ele foi substituído por esse outro, feito em colaboração com o Milo Tchais.
» Speto + Ciro + Binho Ribeiro | O Mural da Discórdia
Esse famoso mural feito em colaboração pelos artistas Binho Ribeiro, Speto e Ciro foi centro de uma polêmica recente.
Ele foi apagado por um morador da região, que resolveu do dia para a noite, pintar de cinza o muro externo da sua casa. O caso ganhou notoriedade, e a discussão de quem tinha razão ou não rodou o Brasil.
Fato é que o próprio Binho Ribeiro decidiu conversar com seu João e conseguiu autorização para pintar um novo mural. Ainda bem, né?! Porque uma parede cinza não combina nadinha com o Beco do Batman.
O mural foi pintado em colaboração com os artistas Boletabike e Milo Tchais.
» Enivo
Esse mural é outra novidade no Beco do Batman, e já chegou causando filas imensas. Afinal de contas, todo mundo quer uma selfie com o pavão, não é?!
Esse mural genial é do Enivo, um dos artistas de rua mais ativos aqui em São Paulo. É bem comum parar de descobrir novos grafites de um artista pela cidade depois que ele fica famoso e começa a ganhar as galerias. Só os bons mesmo continuam pintando na rua e trazendo mais arte e cor para a cidade. O Enivo é um desses caras. Você pode ver trabalhos dele por toda a cidade.
» NOVE | Digital Orgânico
Outro mural pintado recentemente aqui no Beco do Batman. E que coisa linda!
O responsável por esssa beleza é o talentoso NOVE, conhecido também como Digital Orgânico.
As composições geométricas do Digital Orgânico, e o uso de cor e luz são espetaculares. Uma assinatura dele, diferente de tudo e de todos. Vale a pena conhecer mais sobre o trabalho dele!