O concurso de fotografia Photo+Arts 21 pôde contemplar diversos trabalhos e atingiu seus principais objetivos: incentivar novos fotógrafos a entrarem no mercado das artes; apresentar diferentes olhares sobre temáticas em comum além de estimular a interação entre os participantes.
Nossa equipe ficou encantada com as obras enviadas pelos 415 candidatos.
Com mais de 7000 votantes, houve um grande engajamento entre o público e os artistas.
As votações se dividiram em duas frentes, uma através do júri popular (público votante) e outra através de um júri técnico. Abaixo listamos todos os vencedores e finalistas de cada categoria.
A obra mais votada pelo júri popular foi a fotografia de Sidnei Tavares, Luzes da Metrópole.
Top 3 do júri técnico para cada categoria presente no concurso.
Arte Urbana
Arte Conceitual
1º Lugar: Attimo Eterno, de Karina Zimerer. Imagem inspirada em Caravaggio, pintor do barroco italiano. Uma mulher “pintada” com luz natural, expressando surpresa. Seu olhar se fixa em um momento eterno (attimo eterno). O quase toque de uma mão que vem das sombras, imortaliza de uma forma atemporal, a atmosfera da imagem na qual o dicotomia entre luz e escuridão revela a dualidade da alma humana. 2º Lugar: Lembrança, de Aline Truppel. Ruínas de um trampolim construído entre os anos 50 e 60 na Praia da Saudade, em Florianópolis/SC. Foto tirada em Agosto/2021. 3º Lugar: Copper Sea II, de Caio Siqueira. . O movimento violento das águas busca expressar o aspecto ativo físico de intervenção manual na imagem. Como resultado temos não um simulacro virtual da gravura, não uma simulação pictórica de uma paisagem, ou ainda uma pintura abstrata por meio digital, mas uma fusão de tais categorias para um novo caminho da pesquisa da imagem na criação de novas paisagens.
Ensaio
1º Lugar: Desaguar, de Flavio Lima. O fluxo das águas é retratado sensorialmente em fotografias que surgem a partir de curvas, cores e luz. Desaguar usa do movimento para criar cenários oníricos que se encaminham para uma superfície em constante fluência, como a formação dos rios que desenham paisagens. A nitidez das imagens varia conforme seu curso, delimitando linhas esfumadas que diluem-se entre si e percorrem os quatro cantos da obra. Cada trabalho esconde uma palavra que expressa uma ação ou um estado, fazendo com que a série se torne uma via de acesso ao inconsciente ao mesmo tempo que existe como um convite ao impulso de fluir.
Veja o ensaio completo de Flavio Lima aqui.2º Lugar: Alice no pais das máscaras, de Almir Lima. Fotos coloridas com detalhes de outras fotos recortados de revistas, feitas na cozinha de minha casa, o tom amarelado é do vitral da porta o restante foram adereços acrescentados, anéis e tecidos e a minha linda modelo, que logo se cansou e pediu para eu parar. A experiencia se tornou uma proposta evidente da força que a imagem tem como utilização cenográfica poética e alegórica vista através de uma linguagem que poderia ser chamada de refotografia.
Veja o ensaio completo de Almir Lima aqui.3º Lugar: Footprints, rastros de desencanto, de Patrícia Abreu. Neste Ensaio procuro levantar questões sobre qual o Futuro a que essas pegadas nos direcionam… O amarelo que vibra na folha, na raiz, aponta para a capacidade de regeneração do meio natural que nos rodeia. Imagens tiradas em Fevereiro de 2020, durante o verão chuvoso do Brasil, numa fazenda agrícola do interior de Minas Gerais. Reminiscências do trabalho sazonal, de homens de esforços sem vínculos, que deixam seus rastros descompromissados na terra.
Veja o ensaio completo de Patrícia Abreu aqui.
Gente
1º Lugar: Mr. Cutout, de Patricia Abreu. Retrato do ator Sérgio Mamberti, avô de meus filhos, tirado em junho de 2019, ano em que completou 80 anos, no qual ele personifica um valor artístico que estava prestes a divulgar em uma exposição que se realizou 3 meses depois, tornando pública sua faceta de Artista Plástico fazedor de colagens, arte que cultivou desde sempre, em paralelo à sua carreira de ator. 2º Lugar: Fogaça, de José Luiz Ronconi. Lindomar Fogaça, engraxate na cidade de São Joaquim – SC. A cidade mais fria do Brasil. 3º Lugar: Noite adentro, de Maria Adelaide Silva. Homens jogam dominó numa garagem em Havana, Cuba.
Manipulação Digital
1º Lugar: Antes só do que bem acompanhado, de Jenacarlo Arbaiter. Precisamos manter distância de pessoas essenciais em nossas vidas, para continuarmos com elas depois do caos. Nesse tempo, conhecemos novas versões de nós mesmos. 2º Lugar: Sophia e o pulo do gato, de Deyvison Justino. Com uma lente grande angular e aproveitando as curvas da sacada eu direciono o olhar para Sophia, inquieta como todo gato Sophia me deu essa linda foto capturada no momento exato. Nessa foto foi usado empilhamento e fusão de camadas em preto e branco. 3º Lugar: A companhia de si mesma, de Camila Silva.
Meio Ambiente
1º Lugar: Flamingo Preening, de Paulo Crus. Flamingos Do Zoológico da Philadelphia. Estas aves de cor rosa ou as vezes alaranjada (cor adquirida pelo que comem), são muito engraçadas em certos momentos, dançam sozinhas ou em grupo, se contorcem e tomam algumas posições muito interessante 2º Lugar: Seca das geadas, de Vinícius Vicente Teixeira. Foto de um boi é uma jumenta em total seca 3º Lugar: Água sem Vida, de José Luiz Ronconi. Água sem Vida O sul de Santa Catarina se destaca pela exploração do carvão mineral em uma área de 6.400 ha. As várias décadas de extração do mineral, em minas subterrâneas ou a céu aberto, geraram um passivo ambiental de grande impacto. Grandes depósitos de rejeitos de pirita e lagoas de decantação provocam a degradação de solos e favorecem os efluentes ácidos. O contato entre o oxigênio do ar e a água geram óxidos de ferro e ácido sulfúrico. A coloração laranja tendendo para vermelho nos lugares mais profundos denuncia a forte presença de óxidos de ferro e a total ausência de vida. Ambientes inóspitos fruto da ganância e da exploração sem limites dos recursos naturais. Fruto da espoliação da vida. Mais do que nunca é preciso resistir.
Paisagem
1º Lugar: Reaching for the Moon, de Ricardo Abreu. The union of sea and sky, where a single wave peaks towards the Moon. 2º Lugar: Ciclos da Colheita, de William Omar Clavijo. Captura realizada no interior do Rio Grande do Sul, mostrando diferentes fases da plantação e colheita de grãos. 3º Lugar: RGB, de Guilherme Bergamini. Fotografia produzida no Distrito de Sagarana, Arinos, Minas Gerais.
Questões Sociais
1º Lugar: 19 meses de Covid-19, de Matheus José Maria. Em 26 de fevereiro de 2020 foi anunciado o primeiro caso de covid-19 no Brasil Em 26 setembro deste ano se completará dezenove vivendo com um número diário de mortes que somados já ultrapassam a marca de 580 mil. Esta foto mostra um ginásio da cidade de Santo André (SP) que foi transformado em um hospital de campanha para suprir a demanda por leitos de uti para pacientes em estado grave da doença. 2º Lugar: Foto da alma, de Tiago Felipe da Silva. Fotografia realizada na comunidade quilombola Negros do riacho, Currais Novos-RN, comunidade pobre e desamparada, vivem da arte de confeccionar com Argila potes, panelas, jarros e também da fabricação de carvão para comercialização e tirar o sustento das famílias. 3º Lugar: Av. Paulista, SP, de Celso Pereira Guimarães.