Ícone do site Photoarts Magazine

Como fazer seus filhos se interessarem por arte

Ilustraçãp de Jan Buchczik

 Facebook Twitter Google+ Pinterest

Como a arte pode comandar a atenção de uma criança? Que impacto pode ter no desenvolvimento dela? E o que pode ser feito para incutir uma apreciação da arte?

Os benefícios da arte na primeira infância

Coloque a mão na massa

Confira Os 7 melhores museus de SP para levar as crianças!

Construindo a confiança das crianças

Incentivo

É tudo sobre incentivar o que vem naturalmente para as crianças: a curiosidade.

Confiança

Elas realmente ficam animadas com as pessoas que dão confiança a elas. As crianças apreciam quando você dá a elas o espaço e material para que se aventurem sozinhas. Instigar com “o que você acha que pode fazer com essas fitas? E esta máscara?” mostra que ela é capaz e que consegue fazer suas próprias descobertas.

Para encorajar a criatividade, muitos museus adotaram uma abordagem baseada em questionamento, em que os educadores fazem perguntas abertas – enfatizando que não há uma resposta correta – a fim de suscitar ideias e incitar a discussão em torno da arte. É sobre perguntar “O que você vê? Isso faz você se sentir como? O que você acha que o artista queria dizer aqui? Por que usaram esse material?” e incentivando a ter confiança em suas respostas.

“não há uma resposta correta”

O estilo ou conteúdo da arte faz diferença dependendo do estágio da vida. Por exemplo, obras de arte que se engajam com questões de identidade podem ser ótimas para adolescentes, e obras altamente experienciais e abstratas podem ser um sucesso para crianças muito pequenas.

Expondo as crianças ao mundo da arte contemporânea

Assim, muitos museus estão realmente reavaliando o que significa atender a este eixo demográfico pequenino, que geralmente se sente excluído – limitado por uma experiência de “por favor, não toque”.

Qual foi seu primeiro contato com arte quando criança?

E como incentiva seu filho? Conte nos comentários!

Via Artsy

Sair da versão mobile