Ícone do site Photoarts Magazine

Como decorar o quarto: 10 dicas imperdíveis

Decoração de quarto

Seja seu quarto pequeno ou grande, seu estilo de decoração formal ou casual, ou se você gosta das mais novas tendências ou dos clássicos testados e comprovados: como decorar o seu quarto sempre é uma questão importante, afinal, onde mais você consegue ser você mesmo, completa e absolutamente? 

De quartos de estilo minimalista ultra elegante a esquemas aconchegantes de decoração rústica moderna, de estilo escandinavo branco a uma cacofonia de opções coloridas, há algo aqui para agradar a todos. Se você está se perguntando como criar o quarto dos seus sonhos, aqui estão todas as dicas, truques e fotos inspiradoras de que você precisa.


1. Mantenha o quarto simples

Um quarto deve ser aconchegante e simples, sofisticado e elegante, independentemente do estilo de decoração que você escolher. Para facilitar os movimentos, deixe no mínimo um metro entre a cama e as paredes laterais ou móveis grandes e pelo menos 60 centímetros entre a cama e os móveis baixos, como mesas e cômodas. 

Mobilhe o quarto apenas com o que você precisa. Uma cama, uma mesa de cabeceira ou duas, uma cômoda e uma cadeira são necessárias. Qualquer outra coisa é desordem. Se você tiver espaço, coloque uma cômoda no armário. 


2. Escolha o tamanho certo de mobília 

Quando você estiver pronto para comprar móveis para quartos, comece com uma planta baixa e um desenho medido do espaço. A mobília deve caber no cômodo em que ela está, não escolha uma cama muito grande e uma cômoda para um quarto pequeno. 

Se o teto for alto, uma cabeceira alta ajudará a reduzi-lo visivelmente. Se o seu quarto for grande, escolha móveis que se encaixem nele também. Adicione uma cadeira e um pufe ou coloque um móvel no final da cama. Móveis e acessórios muito pequenos parecem perdidos em uma sala grande.


3. As cortinas ideais

Uma boa decoração na janela ajudará a enquadrar tanto a janela quanto a vista, além de fornecer outras maneiras de adicionar cor, padrão, textura e suavidade a um quarto. 

Aposte nas cortinas transparentes e macias que filtram a luz combinadas com persianas opacas que podem ser puxadas para baixo para manter a privacidade e bloquear a luz da manhã. Para todas as cortinas, inclua cortinas opacas ou forro de cortina para proteger do sol quando quiser dormir no período da tarde.



4. Seja sutil com as cores

Os quartos devem ser áreas calmas e confortáveis. As melhores cores para conseguir uma suavidade são esquemas de cores delicadas: cores neutras, como brancos e cremes, ou uma paleta de cores claras, como lavanda e azul claro. 

Isso não significa que seu quarto precisa ser chato – se suas cores favoritas são cores fortes, sinta-se à vontade para experimentar e decorar de diferentes maneiras de adicionar interessantes toques de cor. Experimente algumas almofadas ousadas; uma capa de edredom, edredom ou colcha ocupada; ou até mesmo uma cor de tinta interessante ou papel de parede em uma parede de destaque ou no teto.


5. Lembre-se do teto

O teto é a maior superfície limpa em seu quarto e a maioria dos decoradores esquece dele. Ele é um recurso enorme e inexplorado, presente em qualquer cômodo. Se você quiser dar um toque especial ao seu quarto, considere pintar ou revestir o teto com uma cor ou padrão delicado. Se você está cansado de dicas de bricolage e quer um visual de quarto especialmente elegante, você pode até pensar em mandar fazer um teto moldado.


6. Invista em papéis de parede

Pintar pode ser a maneira mais simples (e econômica) de decorar um quarto, mas o papel de parede também é uma ótima maneira de trazer um pouco de cor e padrões para o seu quarto. Agora, como você vai fazer isso e quais impressões você escolher, depende do visual que você deseja escolher. 

É necessário decidir qual padrão e paleta se adequam à sua estética. Por exemplo, um design floral com tons profundos pode adicionar profundidade e drama, mas para aqueles que procuram uma abordagem mais sutil, é possível escolher um mural de parede com inspiração vintage em um neutro suave. 


7. Considere fazer um canto especial no seu quarto

Seu quarto deve ser um santuário especial onde você pode relaxar. Se você tem espaço e está procurando algo para torná-lo ainda mais especial, existem maneiras muito interessantes, como: um assento na janela, um loft ou até mesmo uma cadeira confortável e um banquinho são ótimos lugares para se acomodar por algum tempo privado.



8. Inclua diversos pontos de luz

Em vez de depender apenas da luz do teto ou de um abajur, é uma boa prática colocar a iluminação em camadas em seu quarto, o que significa incluir várias fontes de luz diferentes que você pode ligar e desligar para obter o máximo de funcionalidade e coesão. 

Pense nas diferentes fontes de luz simples que você pode decorar o seu quarto (como luz natural embutida, lâmpadas de teto, lâmpadas de piso, lâmpadas de cabeceira, lâmpadas de mesa, luminárias de leitura, luzes suspensas, dimmers e arandelas) e escolha alguns para incluir.


9.  Atente-se aos armários e espaços de armazenamento 

Para adicionar a sensação serena de um quarto, guarde as coisas fora de vista. O ambiente parecerá mais calmo e espaçoso. Escolha uma mesa de cabeceira espaçosa com gavetas ou portas atrás das quais você possa esconder livros, loções e óculos de leitura ao seu alcance, mas fora da vista. Para mais armazenamento, escolha uma mesa com rodapé ou uma pequena cômoda com gavetas.

Use um baú ou banco de armazenamento ao pé da cama para guardar lençóis, cobertores e travesseiros extras. Para livros e acessórios facilmente acessíveis, use uma cabeceira com prateleiras embutidas ou painéis deslizantes.

Um sistema de organização com design personalizado pode aproveitar ao máximo o espaço do closet. Coloque caixas rasas debaixo da cama, escondendo-as com uma saia de cama bonita.


10. Escolha uma obra de arte que seja a sua cara!

Seja um pôster de banda que você tem desde a adolescência e que não pode abandonar, ou uma pintura que você comprou, uma ótima maneira de trazer personalidade de decorar o seu quarto é adicionar um quadro.

 A tendência das paredes de galerias resistiu ao teste do tempo e sempre ficam lindas exibidas acima de uma cama ou como enfeite em uma parede chata. E você pode realmente personalizá-los para atender às suas preferências – se você gosta de um visual minimalista, escolha um layout simétrico e escolha um tema de cores claras com uma estética descontraída que não se limita a um formato tão rígido.

Como alternativa, você pode escolher uma única obra superdimensionada para pendurar na parede principal. Você pode até mesmo usá-la como base para todo o seu quarto, tecendo as mesmas cores por todo o quarto e realmente colocando a obra de arte em foco.


3 obras de arte incríveis para decorar o seu quarto!


Leia mais…


Fonte:

Sair da versão mobile