Se procura conselhos de como decorar a sua sala, estamos aqui para te ajudar. Saber por onde começar pode ser um desafio, seja trabalhando com um espaço vazio – talvez uma mudança de casa – ou com uma sala já ocupada por móveis. Então, aqui trazemos tudo que você precisa saber sobre como projetar uma sala de estar do zero.
De móveis a cores de pintura, layouts e pisos – qualquer que seja o tamanho, formato ou orientação de sua sala de estar – nós entramos nos detalhes que você precisa saber para ajudá-lo a fazer as escolhas certas. Depois de ler todos os conselhos práticos, certifique-se de verificar nossas ideias de quadros para sala de estar para muitas inspirações de decoração adorável.
1. A disposição da sua sala de estar
O primeiro passo para decorar a sua sala de estar é a disposição dos móveis. Pode ser que você tenha uma pequena sala com pouca flexibilidade para posicionar os móveis, mas não há como negar que a maioria de nós, seja qual for o tamanho de nossos espaços, trabalha o design de nossa sala em torno de uma coisa: a TV.
Embora transformar sua sala de estar em uma sala de home cinema possa ser ótimo para as maratonas nas noites de sexta-feira, nem sempre é a maneira mais eficiente – e certamente nem sempre a mais atraente – de organizar seus móveis.
Se você tiver espaço, arrume os móveis para criar zonas intencionais. Claro, tenha um sofá que seja apenas para os adoradores de TV, mas também crie um espaço de leitura definido, colocando uma poltrona próxima a uma janela ou abajur. Atribua um espaço de trabalho dedicado a um canto com uma mesa de console, escrivaninha ou home office escondido em um armário; ou separe um espaço de recreação infantil do resto da sala com prateleiras abertas.
2. Crie um jogo de luzes
Iluminar bem o seu espaço é uma parte fundamental do projeto de uma sala de estar, porque passamos muito tempo lá à noite. A iluminação certa pode transformar sua sala de estar em um espaço aconchegante e convidativo; a iluminação errada, no entanto, pode deixar sua sala tão desolada quanto a sala de espera de um dentista.
Ao se tratar da decoração da sala de estar, é importante priorizar três tipos principais de iluminação: ambiente, tarefa e destaque.
Na hora de decorar, comece a pensar sobre as diferentes zonas da sua sala de estar e escolha as fontes de luz de acordo: você precisará de iluminação para tarefas, como um abajur para leitura; uma luz pendente central regulável para aquelas ocasiões em que você deseja que o ambiente seja bem iluminado; e bastante iluminação de realce na forma de luminárias de mesa de baixo nível, luminárias de imagem e, até mesmo, iluminação escondida dentro de prateleiras de alcova.
3. Reflita sobre seu estilo de vida antes de começar a decorar!
Depois de planejar o posicionamento do design dos móveis da sua sala de estar, você pode passar para a parte divertida – escolher o estilo da sua sala de estar. É onde você passará a maior parte do seu tempo: à noite, se não tiver filhos, e de tarde em diante, se tiver.
Portanto, embora o estilo do design da sua sala de estar seja amplamente ditado pela idade da sua propriedade, suas características arquitetônicas inerentes e o estilo do resto dos seus quartos ou móveis existentes na sala de estar, ele também deve se adequar ao seu estilo de vida.
Em outras palavras, se sua casa está cheia de crianças, escolher uma sala de estar cheia de antiguidades ornamentadas provavelmente não é prático e um estilo de sala de estar moderno pode ser o mais adequado.
4. Escolha com sabedoria o seu sofá na hora de decorar
Um sofá perfeito faz toda a diferença no design “nem muito grande, nem muito pequeno”. Sua altura não deve ser muito baixa, porque isso torna difícil entrar ou sair dele. Seu formato depende de sua área de espaço e funcionalidade. Um sofá em forma de L é muito bom contra paredes, ele define duas zonas diferentes em um plano aberto.
A maioria das lojas de móveis oferecem a opção de comprar uma sala de estar inteira com estofamento combinando, mas isso não significa que você deva fazer isso. Em uma área de estar formal, o estofamento combinando pode dar uma sensação de maturidade e ordem, mas se você quiser que uma sala de estar seja aconchegante e acolhedora, misture e combine suas peças estofadas para decorar com um pouco mais de personalidade.
Ao que concerne tecidos de almofada, escolha os confortáveis e práticos para alcançar durabilidade ao longo dos anos. Se você tem filhos ou animais de estimação, você precisará de tecidos de boa qualidade que possam suportar qualquer circunstância. Além disso, certifique-se de escolher uma cor de tom médio nos tecidos, pois não apresenta manchas facilmente.
5. Se atente ao chão!
O piso de uma sala é uma das partes mais usadas da sala, portanto, escolher o melhor é a chave. Um tapete pode parecer adorável para começar, mas as cores claras devem ser evitadas em favor de tons mais escuros, padrões contemporâneos ou um tapete de pelo baixo e resistente a manchas.
De qualquer maneira, vale a pena saber como limpar o carpete antes de colocar o seu. O piso natural, como o sisal, é outra opção, mas pode ser difícil de manter, então opte por um tapete desses materiais sobre o piso duro. Como alternativa, opte por pisos de madeira ou laminados resistentes – você sempre pode adicionar aconchego e conforto com um tapete.
Para os moradores de apartamentos, se você não mora no andar térreo, considere adicionar uma camada bem espessa abaixo do piso da sala de estar; dessa forma, você pode minimizar a chance de um vizinho de baixo bater na sua porta reclamando de barulho.
6. Acessórios são sempre bem-vindos ao decorar uma sala
Os acessórios adicionam o toque final ao decorar uma sala de estar. Eles dão profundidade a todo o interior, mas se errar na mão, eles são capazes de criar um caos no ambiente. Por isso, é preciso pensar em sua disposição de acordo com a decoração da sala.
Espelhos, plantas, quadros ou almofadas de sofá são todos tipos diferentes de acessórios. Plantas em um espaço amplo são sempre refrescantes, especialmente quando estão perto de uma parede cheia de fotos de família. Além disso, as luminárias junto à área de leitura são tão funcionais quanto realçam uma decoração claramente delineada. Uma pintura também se encaixa muito bem em uma poltrona de conversação, no meio de um par de cadeiras.
7. Não é preciso gritar para falar!
Não importa o tamanho da sua sala de estar, há um limite para a distância entre os assentos para permitir que uma conversação flua sem ruídos. Uma boa distância entre os assentos para facilitar a conversa é de cerca de 2,5 metros, ou seja, se você tiver vários sofás ou um sofá e cadeiras laterais, a área dos assentos deve ter um diâmetro de 2,5 metros ou 1,2 metros do centro.
Um enorme sofá seccional de 12 lugares pode parecer ótimo para uma festa, mas se você está procurando criar uma sala de estar aconchegante, geralmente é melhor usar peças de assento menores e aproximá-las um pouco mais.
8. A saga do tapete ideal no momento de decorar
Os tapetes podem ser um grande problema e um desafio para acertar na hora de decorar a sua sala de estar. Existem vários motivos pelos quais é importante usá-los, mas antes de comprar algo simplesmente porque você gosta, certifique-se de conhecer todas as regras básicas para tapetes.
A consideração mais importante com qualquer tapete é o tamanho. Quando um tapete é muito pequeno, ele pode fazer com que toda a sala pareça desarticulada, portanto, certifique-se de saber o melhor tamanho para o seu quarto e a forma como os móveis estão dispostos. Todos os móveis devem ser colocados em cima do tapete e, idealmente, deve haver cerca de 25 a 50 centímetros de piso nu entre as bordas do tapete e as paredes da sala.
9. Preste atenção nas cores de tinta ao decorar!
A maneira mais fácil de escolher as cores da sala é escolhendo os tecidos e os móveis primeiro. Isso torna mais preciso e fácil escolher a tinta.
Você sempre quer que o design da sua sala de estar seja bonito e interessante, então não escolha o mesmo tom exato da cor dos móveis para a pintura. Em vez disso, verifique a roda de cores e as paletas para ver quais cores se complementam, criando uma cena visual.
Se você prefere tons escuros, opte por tinta escura com cores monótonas de móveis. Se você prefere uma paleta clara, os tons neutros com peças de mobiliário estampadas distintas são o ideal. Nesse caso, as impressões gráficas são tudo o que a sala precisa. Além disso, usar tinta de cores vivas para destacar um lado da sala é a maneira mais simples de complementar o design.
Se optar por uma sala com tons escuros, considere adicionar um pouco de cor. Esse pequeno feito é capaz de criar uma uma atmosfera relaxante e convidativa.
10. Adicione personalidade ao decorar sua sala!
As paredes vazias são um sinal de uma sala incompleta. Isso não significa que você precisa decorar cada centímetro, mas ter uma arte nas paredes é importante. Através do quadro, você consegue adicionar sutilmente a sua personalidade ao ambiente.
O que uma pessoa considera arte pode ser drasticamente diferente do que outra pessoa pensa. A melhor coisa a se fazer é seguir seus instintos quando se trata do que você gosta e do que acontecerá em seu quarto. Informe-se sobre as regras básicas sobre o que pendurar e como arrumá-lo e, então, deixe seu coração ser o seu guia.
3 obras incríveis para decorar a sua sala de estar!
Leia mais…
Estilo retrô: conheça os elementos desse design
Decoração de quarto: 10 dicas imperdíveis
5 maneiras para organizar seu home office