Ícone do site Photoarts Magazine

Boho chic: crie o estilo boêmio na sua casa!

Boho chic

Seja você obcecado por tecidos em camadas ou simplesmente pelo custo-benefício das compras vintage, o Boho Chic – o estilo de vida boêmio, artístico e não convencional que remonta os anos 1800 – pode se tornar o cartão de visitas de sua casa. E, embora você possa associar o design boêmio ao esquemas de cores, materiais e estampas exageradas e kitsch, ele na verdade tem uma grande variedade. As únicas regras reais de decoração Boho chic é que reflita você mesmo e que o ambiente fique confortável.

Portanto, se você já é um entusiasta do Boho Chic ou está apenas conhecendo o estilo, encontre inspiração nessas dicas e adicione um toque boêmio em cada cômodo da sua casa.


O que é o estilo Boho Chic?

O que devemos lembrar sobre o design de interiores Boho Chic é que ele é um estilo indisciplinado. Colorir fora das linhas é encorajado. Sem regras rígidas, o que é aleatório, colorido e cheio de personalidade é uma indicação clara de que você está no caminho certo para uma casa de design de interiores boho. 

Ainda assim, há formas de como criar esse estilo perfeitamente. Parte de ter uma casa com design de interiores boho vem da compreensão das raízes do estilo. A palavra francesa bohemien refere-se a aos ciganos que eram de uma região da República Tcheca, a Bohemia. Mais tarde, esse termo foi ampliado para incluir o artista, escritor, ator ou músico, muitas vezes pobre, que levavam um estilo de vida nômade fazendo paradas nas principais cidades europeias. 

Traduzido em um interior boêmio, o estilo abrange elementos como texturas em camadas, peças vintage e acabamentos naturais. O design boêmio é, em essência, um estilo que subverte regras, mas possui alguns temas que são úteis para serem usados ​​como guias.

Se você deseja que seu espaço seja uma representação pura do design boêmio ou deseja integrar aspectos do estilo com outros estilos de design de interiores, use isso como seu guia para criar o interior boêmio perfeito.


1. Misture padrões com Boho Chic

Existe uma fórmula infalível para misturar e combinar almofadas como um profissional; mas, quando se trata de criar um espaço Boho chic, todas as regras vão pela janela. Cores vivas e muitos padrões como florais e caxemira misturados com padrões étnicos, como estampas tribais e padrões geométricos, são uma marca registrada do estilo. 

Se brilhos não são para você, aceite uma mistura suave de tons como verde oliva, conhaque, amarelo mostarda e laranja enferrujada. Mesmo em um espaço de escritório, você pode misturar travesseiros e mantas em uma espreguiçadeira ou sofá simples para uma camada de conforto extra, estilo e energia eclética.


2. As cores do Boho Chic

Embora não haja regras quando se trata de decoração boêmia, as cores terrosas quentes são comuns, assim como os tons metálicos e as jóias. Pense em marrons, verdes e cinzas para as cores básicas e, em seguida, acrescente roxo saturado, laranja ígnea e azul elétrico. 

Combinar e sobrepor cores é o que torna este estilo único. Sinta-se à vontade para misturar padrões e texturas, e não tenha medo de usar estilos que não combinam necessariamente da maneira convencional. Coloque camadas em cima dos móveis e tente pendurar tapeçarias e tapetes nas paredes ao lado de suas fotos e arte. Se tudo isso parece um pouco demais, lembre-se de que, embora a cor saturada seja a chave do estilo boêmio, o branco pode ter um lugar como pano de fundo para tons mais ricos. Use o branco para trazer estrategicamente um pouco de espaço visual para a equação.



3. Uma declaração pendurada na parede 

Quando se trata de decoração boêmia, a arte eclética pode adicionar um elemento lúdico e atuar como uma extensão de sua própria criatividade.

Além de agrupar imagens com paletas de cores vibrantes, outra maneira de fazer suas paredes parecerem não genéricas é incluindo objetos encontrados (como seus souvenirs de viagem favoritos ou achados de mercado de pulgas) que têm um significado especial para você.


4. Adicionar iluminação moderna de meados do século 

Outra maneira infalível de obter o visual boêmio é misturar peças vintage, como a iluminação moderna de meados do século passado, que traz um fator de sofisticação instantâneo a qualquer espaço.

Para aqueles que amam ser retrô, mas preferem as conveniências modernas, as arandelas plug-in são econômicas e fáceis de instalar. Você pode colocá-los na parede da sala de estar, onde fica o sofá, ou ao lado de dois de cada lado da cama ou da lareira.


5. Lençóis texturizados e quartos com lençóis vintage 

Mantas vintage ou de inspiração vintage, cobertores, colchas e pedaços de tecido ainda maiores são ótimas opções para trazer um pouco de textura adicional e calor ao seu espaço. Ter uma variedade de roupas de cama também lhe dará a opção de trocar as coisas e mudar a aparência do seu espaço. Tente encontrar peças com texturas e materiais variados para ajudar a criar um visual mais recolhido e use-as como mantas na ponta da cama ou no encosto de uma cadeira.

Se você acha que falta profundidade no seu espaço ou pode usar um pouco mais de personalidade, coloque peças vintage para adicionar algum caráter. O equilíbrio entre moderno e vintage dará uma sensação chique e eclética que você não pode fingir. Para uma vibe boho, procure móveis e decoração em materiais naturais e cores claras.


6. Quarto estilo boho

Padrões ousados ​​e coloridos são uma marca registrada da decoração boêmia. Incorpore o estilo boho ao seu quarto colocando camadas de tapetes padronizados, cobertores e travesseiros. Escolha uma variedade de padrões (como listras ou shibori), mas para manter o visual consistente.

Procurando suavizar seu espaço? Os acentos tecidos podem ajudá-lo a atingir esse objetivo. Iluminações que parecem serem feitas com cordas é um ótimo elemento para o ambiente, enquanto cestas chiques podem ser usadas como decoração de parede ou armazenamento extra.


7. Uma sala de estar moderna e bem iluminada com toques boho chic

Ao equilibrar estilos, considere os móveis com cuidado. Couro, madeira de cor clara e tecidos em tons de joias tendem a distorcer mais o boho, enquanto linhas limpas, madeira mais escura e tecidos tradicionais como linho ou algodão em cores suaves parecerão mais modernas. Misture e combine as peças para encontrar o equilíbrio certo.



8. Pendure as cortinas certas

As cortinas têm o poder de transformar totalmente um espaço. Para um toque boêmio extra, opte por transparências leves e fluidas. Se você acha que adicionar uma cortina estilo boho pode ser demais e precisa de um elemento de sofisticação, considere cortinas com linhas simples em um tecido drapeado mais pesado, como o linho, ou opte por tons romanos.


9. Plantas

As plantas são uma ótima maneira de trazer um estilo um pouco mais boêmio para qualquer espaço, especialmente alguns dos mais reminiscentes dos anos 1970, como samambaias ou suculentas. Por falar em suculentas, os terrários também são uma opção divertida. Eles funcionam em quase todos os recipientes de vidro, e você pode fazer um facilmente.


10. Não use (muito) preto

Se você está atrás de uma decoração Boho Chic, tente ficar longe de móveis grandes e pretos ou grandes móveis em madeiras super escuras. Fique com madeiras claras, pois as madeiras escuras são muito pesadas, enquanto as branqueadas proporcionam leveza e um plano de fundo limpo para as cores, padrões e texturas que você adicionará ao seu quarto. Se você adotar essa abordagem, tente se lembrar de adicionar um ou dois elementos mais escuros para ancorar sua sala.


11. Dê ênfase à cultura 

Nenhum espaço boêmio estaria completo sem uma mistura criativa e com curadoria de arte e livros. Na verdade, os beatniks de eras passadas provavelmente possuíam muito mais livros do que roupas, móveis ou outros bens materiais. Se este estilo de decoração lhe agrada, provavelmente você já valoriza as artes, então está no caminho certo. 

A meta de criar um espaço Boho Chic dá a você uma licença para empilhar livros na mesa de centro, emoldurar capas de álbuns como arte na parede ou pendurar uma coleção eclética de gravuras de arte em uma parede de galeria que se estende do chão ao teto. Não há realmente nenhuma regra para como suas coleções de arte e objetos devem ser organizados, e encorajamos uma abordagem caprichosa sempre que possível.


3 obras para dar personalidade a sua decoração Boho Chic!


Leia mais…


Fonte:

Sair da versão mobile