Ícone do site Photoarts Magazine

As obras de Paul Cézanne

Paul Cézanne foi um pintor francês do movimento pós-impressionista.
Dono de um espírito inovador, mente brilhante e um temperamento difícil, ele destacou-se na pintura e ainda, influenciou grandes artistas como Matisse e Pablo Picasso.
Nascido em 19 de janeiro de 1839 na cidade francesa de Aix-en-Provence. Já com dez anos começou a fazer aulas de desenho. No entanto, por insistência de seu pai, entrou para a faculdade de Direito.
Em 1861 mudou-se para Paris com o intuito de estudar na escola de Belas Artes. Contudo, não foi aceito no Instituto e por isso, retornou à sua cidade natal. Ali permaneceu somente um ano, pois decidiu voltar à Paris.
Já na capital, Cézanne se candidatou para a Académie Suisse onde conheceu diversos artistas do movimento impressionista: Renoir, Manet e Pissarro.
Participou de algumas exposições com os impressionistas, embora tenha lutado muito tempo para ser aceito no Salão de Paris.

 

Poplars – Paul Cézanne

Poplars é uma pintura a óleo sobre tela (65 x 80 cm), pintada por volta de  1879 – 1880 pelo pintor francês Paul Cézanne . É mantido no  Musée d’Orsay em Paris , França .
Ele representa um canto do parque do Castelo de Marcouvilles, na pequena aldeia de Patis, um pouco longe de Pontoise .

 
 

Pirâmide de Crânios – Por Paul Cézanne

Pirâmide de Crânios é uma pintura a óleo do artista francês pós-impressionista Paul Cézanne. Ele descreve quatro crânios humanos empilhados em uma configuração piramidal. Pintado em uma luz pálida contra um fundo escuro, Pyramid of Skulls é excepcional na obra do artista, pois “em nenhuma outra pintura Cézanne colocou seus objetos tão perto do espectador”.

 
 

Os jogadores de Cartas – Por Paul Cézanne

Os Jogadores de Cartas  é uma série de pinturas a óleo sobre tela feita entre 1890 e 1895. Um dos quadros da série, o mais famoso, está exposto no Museu de Orsay em Paris.
Cézanne começou a série na Suíça e terminou-a em Aix-en-Provence.

 

Os banhistas – Por Paul Cézanne
Os banhistas é uma pintura a óleo exposta pela primeira vez em 1906. A pintura, que é exibida no Museu de Arte da Filadélfia, é a maior de uma série de pinturas de Bather de Cézanne; os outros estão no Museu de Arte Moderna de Nova York, na National Gallery, em Londres, na Fundação Barnes, na Filadélfia, e no Instituto de Arte de Chicago. Ocasionalmente mencionadas como as grandes banhistas ou grandes banhistas para distingui-las das obras menores, a pintura é considerada uma das obras-primas da arte moderna, e é frequentemente considerada a melhor obra de Cézanne.
Sair da versão mobile