Photoarts Magazine

As 9 melhores dicas de como ver uma obra de arte abstrata

“A abstração é incrivelmente radical, contorna a linguagem e evita o nome ou a mera descrição”, escreve Jerry Saltz. “Ela desencanta, encanta, desintoxica, desestabiliza, resiste ao fechamento, retarda a percepção e aumenta nossa compreensão do mundo”. E assim pode ser, mas como nós realmente nos envolvemos com ela?

A qualidade de um trabalho expressionista abstrato pode ser medido principalmente por como ele faz você se sentir. Mas isso é, naturalmente, verdadeiro de muita arte. O problema com a arte abstrata é que, para um olho inexperiente, quase todas as pinturas parecem as mesmas.
Partindo disso, aqui estão algumas sugestões a considerar na próxima vez que você se aproximar de um trabalho aparentemente impenetrável de arte abstrata.

Não há código para desvendar

Não olhe para o relógio

Não diga “até meu filho de 5 anos poderia fazer isso!”

 Não pense em uma imagem, pense em uma coisa

Ou abandone as perguntas completamente

Mesmo assim, não se preocupe em ficar emocional

Joan Miró

Leia o texto da parede

Mas alguns artistas nem sequer sabem, ou se importam, o que seu trabalho significa

No final toda arte é arte abstrata, deixe sua mente livre com suas epifanias

Cy Twombly

A arte não é simplesmente um processo de criação de objetos que são agradáveis aos olhos. Arte é sobre explorar. Grandes obras de arte são os marcos desta exploração – elas não são significativas porque eles são bonitas, elas são significativos porque em um momento no tempo elas introduziram algo de novo para o mundo.
É difícil deixar o desejo irritante de resolver o quebra-cabeça, analisar as imagens e descobrir o que tudo isso significa. Mas, em nossos corações, sabemos que a arte abstrata não é um enigma de palavras cruzadas de domingo de manhã, e não deve ser tratada como tal.
Embora esta lista possa não te ajudar a compreender a sua próxima viagem ao museu, pode pelo menos aliviar algumas das pressões para o caminho da sua compreensão.