Ícone do site Photoarts Magazine

"A Ronda Noturna" de Rembrandt

A Ronda Noturna de Rembrandt

A Ronda Noturna de Rembrandt

A Ronda Noturna ou A Ronda da Noite (em neerlandês: De Nachtwacht) é o nome dado a uma das mais famosas obras mestras do pintor holandês Rembrandt, pintada entre 1640 e 1642. Esta é uma das joias da exposição permanente do Rijksmuseum de Amsterdã, pinacoteca especializada na pintura neerlandesa.
Embora A Ronda Noturna esteja consolidado como título da tela, o nome original foi provavelmente A companhia militar do capitão Frans Banning Cocq e o tenente Willem van Ruytenburg, segundo a inscrição que foi encontrada num esboço preparatório
A obra foi um encargo da Corporação de Arcabuzeiros de Amsterdã para decorar a Kloveniersdoelen, sede da
milícia. Devido a isto, Rembrandt usou monumentais dimensões para a tela.
Nela aparece a milícia do capitão Frans Banning Cocq no momento no qual este dá a ordem de marchar ao alferes Willem van Ruytenburch. Detrás de eles aparecem os 18 integrantes da Companhia, que pagaram uma média de cem florins ao pintor por aparecer no quadro, uma soma mais que considerável para a época. Os dois oficiais provavelmente pagaram mais, pelo lugar privilegiado que ocupam no quadro. Ao todo, Rembrandt cobrou 1600 florins por este quadro. Ao ser a companhia de arcabuzeiros uma instituição municipal, a tela continua a ser propriedade do município de Amsterdã, o qual a cede ao Rijksmuseum em empréstimo de uso sem contraprestação econômica.
Sair da versão mobile