O Abaporu é uma obra da artista brasileira Tarsila do Amaral que sintetiza tudo que o modernismo pregava: Uma arte genuinamente nacional; que representasse a nossa cultura. Separamos 5 curiosidades sobre a obra:
- O quadro, pintado em óleo sobre tela em janeiro de 1928, foi dado como presente para Oswald de Andrade, seu então marido na época.
- A interpretação imediata da obra foi realizada por Oswald e pelo poeta Raul Bopp. Tarsila batizou o nome da tela como Abaporu após ler num dicionário tupi os seguintes significados: Aba = “Homem”; Pora = “gente”; U = “comer”. Por extenso temos: O homem que come gente, referência ao manifesto antropofágico modernista.
- Muitos críticos de arte costumam associar a tela de Tarsila do Amaral à célebre escultura “O Pensador”, de Rodin. Alguns chegam a sugerir que Abaporu é uma releitura da famosa peça do escultor francês.
- Apesar de ser um dos símbolos do modernismo brasileiro, o Abaporu não esteve na Semana de Arte de 1922, pois Tarsila estava em Paris na época.
- Em 1995, foi comprada pelo colecionador argentino Eduardo Constantini (dono do Museu de arte latino-americana de Buenos Aires) por US$ 2,5 milhões, num leilão realizado na Christies. Hoje, é a tela brasileira mais valorizada no mercado mundial das artes, estipulada em US$ 40 milhões.