Muito antes de se casar com Paul McCartney (com quem permaneceria até o fim de sua vida), Linda McCartney era Linda Eastman, uma jovem fotógrafa que registrou com talento extraordinário o mundo do Rock e da música pop.
Os maiores nomes do gênero, como Jimi Hendrix, Bob Dylan, Janis Joplin, Eric Clapton, Jim Morrison, Paul Simon, Aretha Franklin e Neil Young, entre muitos outros, posaram para as lentes de Linda. Agora, 63 de suas fotografias foram doadas para o museu V&A, em Londres.
Frequentadora assídua da cena de rock de Nova York na segunda metade dos anos 60, Linda se tornou uma espécie de fotógrafa não-oficial de casas de show como a lendária Filmore East – e foi assim que se tornou a primeira mulher a assinar a foto de capa da revista Rolling Stone, com uma imagem de Eric Clapton em 68, e ganhou um prêmio de melhor fotógrafa mulher dos EUA em 67 e 68.
Amiga pessoal de muitos dos maiores nomes do rock da época, foi fotografando em Londres que Linda conheceu Paul. Quatro dias depois o músico a convidou para a festa de lançamento do histórico disco Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band e o resto tornou-se uma longa história de amor.
As imagens doadas ao museu percorrem um período de quatro décadas, desde os anos 1960 até os anos 1990, com imagens de grandes astros do rock e até algumas de suas polaroides, reveladas ao público pela primeira vez.
“Linda McCartney era uma talentosa testemunha da cultura pop, que explorou muitos olhares criativos com sua fotografia artística. Sua câmera também capturou momentos afetuosos com sua família. Esse presente fotográfico incrível complementa a coleção do museu. Nosso maior agradecimento vai para Sir Paul McCartney e sua família por esse presente generoso e incrível” disse Martin Barnes, curador de fotografia do V&A.
As fotos de Linda McCartney estarão expostas no novo centro de fotografias do V&A Museum, em Londres, com abertura ao público no dia 12 de outubro de 2018.