Ícone do site Photoarts Magazine

10 dicas de fotografia para iniciantes

1.     Composição

 Além de técnicas em relação aos equipamentos, outro fator importante independente do recurso usado para fotografar (seja uma câmera DSLR, uma compacta ou um celular) é a composição.
Uma das principais dicas de composição fotográfica é a Regra dos Terços, que se caracteriza em dividir uma imagem em duas linhas horizontais e duas linhas verticais, onde os 4 pontos de interseção dessas 4 linhas são os pontos onde os nossos olhos têm maior atenção.


2.      Velocidade (obturador) 

 O obturador é como uma cortina dentro da câmera, que abre e fecha para a luz chegar ao sensor (ou filme). Quanto mais tempo aberto, mais luz entrará, e mais clara será a foto. Por outro lado, quanto menos tempo, menos luz. O tempo que o obturador fica aberto é medido através de frações de segundo, segundos, minutos e até horas. Aprenda mais sobre a velocidade do obturador das câmeras:   


3.      Diafragma, abertura.

 O diafragma na fotografia é o diâmetro da abertura das lentes. Esse diâmetro é um dos fatores que define a quantidade de luz que entrará na câmera, até o sensor. Quanto maior for a abertura, mais luminosa é a objetiva (mais apta para locais com pouca luz). Aprenda mais sobre o que é o diafragma das objetivas 

 


 

4.     Histograma

 Outro fator muito importante, tanto na hora de fotografar quanto na hora de editar, é o histograma, um gráfico que mede a luminosidade da foto, auxiliando na obtenção de uma melhor exposição da imagem. Como os visores das câmeras mostram uma imagem compactada de baixa qualidade, muitas vezes o que vemos nesses visores não é o real: podemos achar que a foto está boa, mas pode haver falta ou excesso de luz. Por meio do histograma, podemos corrigir isso, verificar o tipo de luz (dura ou suave) e medir os tons de cinza. 

 


5. Retratos espontâneos

Ao fotografar eventos, festas, aniversários ou até mesmo fotos do dia a dia, uma dica legal para os fotógrafos é não fazer apenas as fotos posadas, mas captar momentos em que a pessoa não percebe que está sendo fotografada. Isso também pode ser chamado de fotojornalismo e gera resultados bem espontâneos e interessantes!


6. Truque com pose

Uma dica simples e rápida, mas que pode fazer muita diferença ao fotografar uma pessoa, é o posicionamento desta. Pessoas que não têm o costume de serem fotografadas normalmente permanecem de maneira muito “reta” nas fotos (exemplo abaixo). Dependendo do ângulo fotografado, a postura pode não ficar muito agradável. Por isso, fique atento a este detalhe. Caso necessário, peça para o modelo posicionar uma das pernas levemente para frente (para dar apoio) e jogar o corpo para frente. Pode não parecer natural, mas a foto ficará com um aspecto bem mais interessante.


7. Observando a luz natural 

Um bom fotógrafo deve sempre ter o hábito de observar a luz em todas as circunstâncias, pois leves movimentos são cruciais ao fotografar com luz natural por exemplo. Varandas e janelas podem ser lugares interessantes para fotografar, pois impedem a luz direta e temos uma luz suave em seu interior.


8. Luz natural: utilizando um difusor  

A luz que vai das 10h até às 15h da tarde, mais ou menos, tem como característica ser dura e direta, o que resulta em sombras fortes e transições duras. Dependendo do ambiente, podemos evitar isso, como utilizar a sombra de uma árvore. Porém, dependendo do local em que estamos fotografando, pode ser uma boa pedida ter um difusor. Continuamos trabalhando com luz natural, porém, ela não será mais tão dura e direta, o que resulta em sombras mais suaves e agradáveis.


  9. O que é luz contra na fotografia

A luz contra é uma luz posicionada em posição oposta à luz principal e a câmera. Tem a função de dar mais volume ao assunto e de recortá-lo do fundo, gerando assim mais profundidade na foto. Podemos obter esse resultado em estúdio, ou com luz natural posicionando o assunto entre o sol e a câmera.


10. O que é o Filtro Polarizador:

Muitos filtros para lentes tornaram-se obsoletos, devido à facilidade de recriar os mesmos efeitos no Photoshop. Porém, alguns filtros ainda são indispensáveis e muito utilizados, como é o caso do filtro polarizador, que tem como um dos objetivos principais remover reflexos em superfícies como a água. Os reflexos são causados devido ao fato que algumas superfícies não refletem a luz de forma linear, e o polarizador permite corrigir isso.

Sair da versão mobile