Escolher os detalhes no momento da criação de um ambiente, desde um objeto até a definição do porcelanato, é um exercício de puro prazer. Com algumas orientações simples, é possível unir funcionalidade, praticidade e elegância na decoração para sala, por exemplo.
Como a integração dos cômodos faz parte da maioria dos projetos arquitetônicos, o principal objetivo é harmonizar os ambientes, fazendo com que eles conversem entre si. Confira nossas 10 dicas de decoração:
1 – Baseie a decoração para sala em uma cor especial
Escolha uma parede ou móvel para trocar a cor e use isso como ponto de partida. Lembre-se dele sempre para compor o restante da decoração e de preferência, busque sempre uma continuidade visual.
2 – Padronize o estilo dos móveis
Para a sala de jantar é fundamental que você siga o estilo de decoração do restante da casa. Se os móveis forem arredondados a mesa deve seguir a mesma linha. Se forem quadrados, o corte precisa ser o mesmo.
3 – Preocupe-se com as áreas de circulação
Ainda sobre as mesas, o espaço entre a parede e as cadeiras precisa ser no mínimo de 80 cm. Entre as cadeiras, o ideal é que sejam disponibilizadas com uma distância de 50 cm para que os cotovelos não fiquem se esbarrando. No entanto, se o espaço for limitado, 30 cm é o suficiente.
4 – Tons claros para cômodos pequenos
Para um cômodo pequeno, uma dica de decoração para sala é a aplicação de tons claros para criar a sensação de amplitude. As coleções de porcelanato que reproduzem o mármore são elegantes e funcionais. A versão polida da Linha Broadway esbanja classe e sofisticação através de sua superfície em tons claros e grande formato 60 x 60 cm.
5 – Um bom tapete faz toda a diferença
O tapete é muito usado nesse tipo de decoração. Você pode seguir a linha tom sobre tom, ou investir nele como protagonista. Usar um tapete de cor mais forte e combinar o restante da decoração tendo ele como o item principal.
6 – Decore com quadros
O uso de quadros é outra interessante dica de decoração para a sala de jantar. Certifique-se de ele fique 30 centímetros acima dos convidados quando estão sentados e não seja largo demais. Quanto às molduras, o ideal é que sejam da mesma cor do móvel ou sem moldura, apenas protegidos com vidro.
7 – A iluminação faz toda a diferença
A escolha de uma boa iluminação é sem dúvida uma dica de decoração para a sala infalível. Faça uso de pendentes e luminárias e crie a possibilidade de ter uma iluminação indireta. Outra sugestão é rebaixar o teto com gesso e embutir pequenas lâmpadas para a área central.
8 – Não desperdice espaço com aparelhos eletrônicos
Se a sala não dispõe de um espaço amplo e vai comportar os aparelhos eletrônicos como TV e DVD, uma estratégia é instalar pelo menos a televisão na parede. Desta maneira, ela ocupa menos espaço. Os outros dispositivos eletrônicos podem ser acomodados em um aparador, por exemplo. Evite armários grandes para não comprometer a passagem.
9 – Tons mais intensos para ambientes contemporâneos
Com tons mais acentuados e textura intensa, a Linha Gotham na versão Cave, é um porcelanato criado através da mistura de um mix de elementos como rochas e pigmentos. Seu grande formato 90 x 90 cm inspira a criação espaços com identidade. Para um ambiente contemporâneo e moderno.
10 – Aposte em espelhos
O uso de espelhos é comum na decoração dos ambientes. Na sala de jantar ele é usado com bastante frequência com o objetivo de ampliar o espaço. Tome cuidado com o tamanho para que não fique grande demais e acabe deixando o cômodo carregado.
A decoração de um ambiente é um exercício perfeito para usar toda a sua criatividade. Trazer a sua personalidade para cada ambiente e deixar ele do jeito que você idealiza é sensacional. A melhor ferramenta em relação às dicas de decoração para sala é seguir o seu estilo. Sempre. Busque no seu coração o que realmente quer sentir no momento que estiver curtindo o cômodo.